Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Porque É Fim de Semana: Arganil

Retomando o  tema "Porque é Fim de Semana", vamos continuar a descobrir as aldeias da serra do Açor.

 photo Arganil18_zpsf55a57fc.jpg

Desta vez, a preferência vai para a freguesia de Arganil,que para além da sede, é formada pelos seguintes lugares: Alagoa, Aveleira, Barrosa, Cadavais, Carvalhas, Casal de São José, Gaeiras, Liboreiro, Lomba, Maladão Nogueira, Pereiro, Ponte de Valbona, Rochel, São Pedro, Salão, Sarcina, Senhor da Ladeira, Torrozelas,Valbona, Vale do Cordeiro, Vale Nicolau, Vale da Nogueira e outros isolados.

 Arganil photo Arganil9_zps82e7fb2c.jpg

Arganil é uma vila lindíssima ,  do Centro de Portugal, situada numa bonita região serrana, de fértil vegetação e abundantes cursos de água, tendo como orago S.  Gens. 
Há muitas referências históricas do Concelho de Arganil que nos levam a pensar num passado ancestral que é reforçado pelos achados  arqueológicos encontrados no Acampamento Militar Romano da Lomba do Canho.
Arganil photo Arganil16_zps84d84ac4.jpg Segundo Regina Anacleto, a primeira notícia  relacionada com Arganil remonta ao início do século XII, quando D. Gonçalo, Bispo de Coimbra, lhe concedeu foral. Em  1394 passou novamente para a posse dos Bispos de Coimbra. Finalmente,  em 1514,  D. Manuel renovou o foral  do qual, este ano, se comemorou o   500º aniversário.

Arganil photo Arganil8_zps404ecfc0.jpg

Na época das Invasões francesas,  as tropas de Wellington estiveram aquarteladas na Capela da Misericórdia, servindo-lhes de abrigo e depósito de munições. Em Fevereiro e Março de 1811,as tropas  de Massena pilharam e destruíram vários locais do concelho de Arganil, que foi considerado dos mais destruídos durante a  guerra napoleónica.
Do Património de Arganil destacam-se entre outros,  o Centro Histórico,  a Capela de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Capela do Senhor da Agonia, e o Pelourinho da Vila. 

 photo Arganil14.jpg

A cerca de 2km, no alto dum monte sobranceiro à vila, situa-se um Santuário datado do século XVI, em honra de Nossa Senhora do Monte Alto. Este é o local  duma  célebre romaria realizada  no dia 15 de Agosto, que atrai inúmeros romeiros.  

Arganil - Montalto photo ArganilMontalto1_zpsa8df485c.jpg  


        Obrigada pela sua visita. Volte sempre.








Sem comentários: