Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aldeias Homónimas: Monte Redondo

Continuando na descoberta de aldeias com nomes iguais a localidades da serra do Açor, temos hoje algumas povoações com o nome de Monte Redondo.
No concelho de Arganil, existe uma pequena aldeia com este nome na freguesia de Folques.
Calcula-se que tenha sido fundada em 1225,  no cimo dum monte a 10 Km de Arganil, por habitantes da vizinha aldeia  das Torrozelas,  conforme é referido no Foral de Folques.


Monte Redondo

Fora do perímetro da serra do Açor, encontramos as outras aldeias com a mesma toponímia.

 . Monte Redondo - freguesia do  concelho de Arcos de Valdevez, distrito de  Viana  do Castelo. Da freguesia fazem parte as povoações de Boavista, Chãos, Costa, Devesa, Eira do Bicho, Freixoeiro, Igreja, Outeiro, Passal, Portela, Raíz, Reguengo, Rouças, Sabadão, Santo Amaro, Senra e Telhado.
Tem como padroeiro Santo Amaro. 
 
. Monte Redondo,  vila  do concelho de Leiria.
É sede da União das freguesias de Monte Redondo e Carreira,     constituída em 2013,  no âmbito de uma reforma administrativa nacional.
O nome foi dado à povoação, por estar localizada no cimo dum monte.


. Monte Redondo é uma povoação do concelho de Torres Vedras que, desde a reorganização administrativa de 2012/2013, faz parte da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo.
É uma povoação muito antiga e foi sede de freguesia desde o século XVII.
Para além das magníficas paisagens que rodeiam a povoação, existem alguns locais de interesse, como são os casos da  igreja Matriz, da Quinta das Lapas, e da fonte romana.
A Quinta das Lapas foi mandada construir nos anos de seiscentos e é um dos exemplos de quintas agrícolas que  povoaram a freguesia, sendo considerada a mais significativa casa solarenga do concelho de Torres Vedras. Atualmente, dedica-se à recuperação de toxicodependentes.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: