Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

Esta Lisboa Que Eu Amo ...

Continuo ainda em Lisboa. Vamos sair do Rossio e seguir em direcção a outra das praças mais bonitas da cidade: a Praça dos Restauradores.
Venham daí comigo.

Lisboa - Praça dos Restauradores


Dominando a   Praça encontra-se  um  monumento  em forma de obelisco comemorativo da restauração  da Independência de Portugal em 1640. No seu pedestal, duas belas figuras de bronze representam  a Vitória e a Liberdade.
À sua volta, podemos apreciar a arquitectura de alguns edifícios históricos. 

Lisboa - Praça dos Restauradores
 
De entre vários, destaco    o antigo cinema Eden, agora transformado num hotel ( o Orion Eden ) que  actualmente apenas mantém  a fachada original e Hotel Avenida Palace  com mais de cem anos de história, considerado por muitos um símbolo da cidade.

Lisboa - Praça dos Restauradores


O Palácio Foz,   inicialmente propriedade do Conde de Castelo Melhor mas que em  1889,  foi adquirido pelo marquês da Foz, que o transformou num dos mais ricos e  luxuosos palácios  de Lisboa. Actualmente,  é o local onde funciona  o  Posto de Turismo e o Instituto de Comunicação Social

Lisboa - Praça dos Restauradores


Situa-se também nos Restauradores o  antigo  Cinema Condes, hoje o Hard Rock Café que,  apesar de ser um edifício de arquitectura mais recente (1959 ), foi em tempos um belo palácio, propriedade  dos Ericeiras.
Lisboa - Av da Jiberdade
 
 
Entre o Rossio e a  Avenida da Liberdade, esta praça é um dos locais mais movimentados da capital do nosso país. Dali  partem várias artérias que a ligam ao resto da cidade. 

Lisboa - Elevador da Glória

A Calçada da Glória    liga os Restauradores  a um dos bairros mais típicos de Lisboa, o Bairro Alto. Na calçada  circula   o Elevador da Glória, um dos poucos ainda   em circulação na cidade.

Photobucket
 
A Av. da Liberdade que termina na Praça do Marquês de Pombal, conserva ainda alguns dos seus originais edifícios. Ali  podemos encontrar vários hotéis, cafés, teatros e algumas das lojas mais luxuosas da capital. 
É muito agradável o percurso por  esta   bela artéria ladeada por árvores centenárias, lagos refrescantes e belas esplanadas situadas entre jardins e estátuas e seguir à descoberta doutros locais igualmente belos da cidade. 
 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



6 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Lourdes
Que saudade me deu de revisitar toda essa avenida.
Era tudo tão próximo e eu corria a pé isso tudo ao fim de semana.
Gosto de Lisboa pelo movimento das pessoas durante o dia mas principalmente ao final do dia e às nove horas da manhã.
O Rossio onde as pessoas se acotovelam e se olham sem se verem.
Não conheço a história dos prédios mas acho-os belos e parece que sem eles as ruas ficam diferentes.

jurisdrops disse...

Estou adorando esse tour, Lourdes! E você é uma excelente guia.
Beijos

Joaquim Angelo disse...

BOM dia d. Lurdes.Esta cidade que eu conheço!..Estes locais por onde passei centenas de vezes!..Por aqui trabalhei durante longos anos até ao limite da reforma!..Passagem obrigatória no circuito profissional!..A cidade que eu amo!..Até breve!..Um bjs.

Unknown disse...

Olá Lourdes!!!

Lisboa tem seus encantos, é bem verdade e ainda conserva muito da sua história.

Então andas por aqui????
Visita o Parque das Noções, também é muito interessante.
Bom passeio :)

Beijinhos.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Muito obrigada, minha amiga, por me permitir matar as saudades, pelo menos um pouquinho delas, dessa Lisboa que eu também amo...
Beijos

Idanhense sonhadora disse...

Lisboa é de facto bonita , airosa e com uma luminosidade única .
Bj
Quina