Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Arganil


Depois do Piódão e dos bolos tradicionais,  podemos aproveitar o fim de semana na região para um  um passeio por Arganil.

Photobucket

A vila de Arganil, que é sede de município, localiza-se na província da Beira Alta na região denominada por Pinhal Interior Norte, na margem esquerda da ribeira de Folques e  a 3 km da margem direita do rio Alva.  
Consta que a  vila teve origem numa cidade romana chamada Argos. Foi doada ao bispado de Coimbra,  por D. Teresa, sendo-lhe concedido foral em 1114. Mais tarde, D. manuel concede-lhe novo foral em 1514.
No entanto, a presença humana  em Arganil data duma época mais remota como provam achados arqueológicos pertencentes  a uma das mais antigas fases da história da Humanidade, o Calcolítico – Necrópole dos Moinhos de Vento. 
Os romanos também deixaram o testemunho da sua presença no Acampamento Militar Romano da Lomba do Canho.
Arganil

- Teatro Alves Coelho -
Chegando a Arganil, impõe-se  um passeio a pé pelas suas ruas calmas, visitando alguns dos locais mais conhecidos da vila.
Arganil

- Mercado -
 
Uma vez na vila,  um percurso  obrigatório é a subida do Monte Alto. Ali, junto à capela  da Nª Srª do Monte Alto, a paisagem é deslumbrante. Para além duma visão geral da vila, o turista poderá apreciar toda a região envolvente donde se destaca o exuberante  vale do Alva, bem como as encostas da serra do Açor

Photobucket


- Santuário de Nª Srª do Monte Alto -

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


5 comentários:

deanceriz disse...

Na última imagem destoam as antenas.
Sinónimo de progresso?
Não!
Falta de respeito pelo património cultural, pela protecção da paisagem e do ambiente.

Consequências da vil democracia que nos querem impor e talvez até de democratas analfabetos funcionais, auto-investidos em progressistas.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Obrigada, Lourdes, por este agradável passeio a um lugar tão bonito...
Beijos e um bom final de semana.

vieira calado disse...

Parece muito giro.

Andei lá perto...
mas perdi a oportunidade...

Bjjsss

alfacinha disse...

este blog é uma boía de beleza

Idanhense sonhadora disse...

Lourdes ,como sempre as nossas Beiras lindas .. O coreto trouxe-me recordações de infância ,do tempo em que também em Idanha-A-Nova havia um coreto parecido com o de Arganil . A sanha destruidora , do final dos anos 50 ,que varreu a minha terra levou-o,,,
Beijinhos
Quina