terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Poço da Broca: Barriosa

Aproveitando uns dias passados na aldeia, aproveitei para ir, com o meu marido, conhecer mais uma das belezas da região serrana: o Poço da Broca, na Barriosa.
A Barriosa, é uma pequena  aldeia da freguesia de Vide, situada numa das vertentes da serra da Estrela, junto à ribeira de Alvôco.



Em tempos, esta ribeira serpenteava,  formando meandros pelo  vale aos pés da aldeia.  Como  nesta região montanhosa, os terrenos planos para cultivo não abundam, os nossos antepassados alteraram o percurso da ribeira, de forma a poderem aproveitar  os terrenos que atravessava   para a agricultura.


Com esta alteração, formou-se uma  queda de água que, ao despenhar-se, forma o poço conhecido por Poço da Broca, conferindo ao local uma beleza paradisíaca.


Nas margens da ribeira existem vários moinhos, onde se transformava em farinha,  o milho produzido nos terrenos contíguos. Existia também um lagar de azeite, hoje transformado num excelente restaurante.


No verão, este local é usado como  praia fluvial, havendo nos terrenos envolventes infraestruturas de apoio aos banhistas.
 


Este é, sem dúvida,  um local de grande beleza natural, que merece uma visita demorada.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






Sem comentários: