quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pelos Caminhos de Portugal: Barragem do Azibo


A Albufeira do Rio Azibo fica situada no Distrito de Bragança, no concelho de Macedo de Cavaleiros. A barragem foi construída em terra batida, nos finais dos anos 80 e tinha como finalidade suprir as carências de água do concelho  e para rega dos terrenos envolventes.
 


Após a construção da barragem, este verdadeiro espelho de água atraiu a população da região. A sua fama propagou-se além fronteiras e, em poucos anos, tornou-se um dos destinos  turísticos mais procurados no Nordeste Transmontano.
 
 
Nas margens da Barragem  existem duas  bonitas e conceituadas praias fluviais, das  mais prestigiadas da Europa, com bandeira azul, sendo uma delas galardoada consecutivamente desde 2003. Esta praia é a que  mais bandeiras azuis teve  em Portugal e na Europa.


O visitante que se desloque à albufeira do Azibo terá ao seu dispôr, para além das duas praias fluviais,  parques infantis, campos desportivos, bares, wc, um cais fluvial que dá apoio às atividades náuticas, caminhos pedestres e um parque de merendas.
 

A Albufeira do Azibo, devido à sua   beleza e enorme riqueza paisagística e biológica, tornou-se numa zona protegida,, parcialmente integrada na Rede Natura 2000, que merece uma visita. 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: