Powered By Blogger

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pelos Caminhos de Portugal: Bragança II

Quando visitamos uma cidade, ficam-nos sempre imagens dos  locais  mais emblemáticos.  Das marcas que me ficaram  da visita que fiz recentemente a Bragança, aqui ficam alguns apontamentos da Cidadela.

 
A Cidadela é a área situada dentro das muralhas fortificadas do castelo, onde se destacam para além da Torre de Menagem, o Domus Municipalis e a igreja de  Santa Maria.
 
Castelo
O castelo chama a atenção pois destaca-se no alto duma colina com 700 metros de altura, onde, do alto  da sua Torre de Menagem se pode usufruir  duma vista panorâmica do território em redor, até onde a vista alcança. O interior da Torre alberga atualmente, um museu militar, onde se pode apreciar  uma panóplia de armas usadas, ao longo dos séculos,desde o início da nacionalidade.
Ao lado uma torre mais pequena chama a atenção do visitante. É a Torre da Princesa , o antigo Paço do Alcaide. 

 Igreja de Santa Maria

Do lado contrário da Torre de menagem, destaca-se  a igreja de Santa Maria, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Sardão, cuja construção pode estar ligada ao início de Bragança.
O edifício atual, é o resultado das várias reformas realizadas ao longo dos séculos. 
A frontaria, de "tipo retabular", tem um belo portal barroco ladeado por belas colunas.
  
 
interior está dividido em três naves por colunas poligonais qDestacam-se o grandioso retábulo barroco da capela-mor, com a imagem de Santa Maria Madalena,  a magnífica pintura do teto da nave central.
Contíguo à igreja de Santa Maria, fica a  Domus Municipalis, um edifício público românico,muito importante , único na Península. Este edifício tem dois andares. No de baixo encontra-se um reservatório  para recolha das águas pluviais e o de cima - a "Casa da Câmara"- usada para reuniões. 




Pelourinho


Anteriormente situado ao lado da Domus Municipalis, o Pelourinho encontra-se agora   no Jardim dos Oficiais. Apresenta a particularidade de estar assente   sobre a figura dum porco, conhecido por "porca da vila". 
Terminada a visita à cidadela, seguiremos amanhã, à descoberta doutros locais interessantes da zona histórica da bonita cidade de Bragança.







Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: