quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Delícia da Luciana

Ingredientes


150 g de açúcar
125 g de farinha
5 Ovos
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Para o recheio:

1 lata de leite condensado cozido
3 dl de natas

Para a cobertura:

200 g de chocolate em barra
2 dl de natas

Para a calda:

130 g de açúcar
2 dl de sumo de laranja natural
1,5 dl de água
 

Preparação
Ligue o forno a 180°C, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e bata durante 20 minutos. Adicione a farinha peneirada com o chocolate em pó, misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.

Prepare a calda: leve ao lume uma frigideira com o açúcar até ficar um caramelo claro, junte a água e deixe ferver até o caramelo ficar dissolvido. Adicione o sumo de laranja, deixe ferver, retire do lume e deixe arrefecer. O recheio: deite o leite condensado cozido para uma tigela e mexa bem. Bata as natas em chantilly, junte ao leite condensado cozido e misture delicadamente.

Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, ponha uma das metades dentro da forma, regue com a calda fria, espalhe em cima o recheio, cubra com a outra metade do bolo, regue com o resto da calda e leve ao frio.

Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com as natas, deixe ferver, desligue o lume, junte o chocolate partido em pedaços, deixe repousar durante 10 minutos, mexa bem até ficar um creme liso e deixe arrefecer. Desenforme o bolo em cima de uma grade, regue-o com a cobertura, deixe repousar um pouco, retire-o para um prato e sirva decorado a gosto.








Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: