Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Croácia

Após uma noite retemperadora, a chuva caía e receei que nos estragasse os planos para visitar mais uma cidade património da Humanidade - Split. No entanto,  a visita panorâmica foi feita dentro do autocarro e a parte histórica da cidade situa-se no interior do Palácio de Diocleciano, o que nos permitiu fazer a primeira parte da visita debaixo de tecto.


Split Palácio de Diocleciano (5)


Entrámos por uma das várias portas do palácio, enquanto uma guia nos fazia uma explicação detalhada da história  da construção do palácio, sua ocupação pelas  diversas civilizações que o habitaram e usaram  como povoação. Nos   dias de hoje  a cidade já se estendeu para fora das muralhas e  Split é já a  segunda maior cidade da Croácia.

Split Torre da Catedral
 
Saímos para o Peristilo que dá acesso à cidade antiga. Visitámos o Templo de Júpiter, mais tarde  Catedral de São   Domnius, para prosseguirmos  por uma série de estreitas ruelas e pequenas praças, até chegarmos a outra das portas da cidade. 


Split Busto de Diocleciano


Entrando e saindo pelas diversas portas acabámos a visita e regressámos à estrada da costa do Adriático. O nosso destino era Dubrovnic, cidade situada mais a sul do país. 
Durante a viagem rendi-me à paisagem deste país. 

P7170583

A montanha, as cidades costeiras repletas de História, as praias do Adriático de águas azuis e transparentes,  as inúmeras ilhas que se estendem ao longo da costa  fascinaram-me e deixaram marcas em mim, pois  sou uma apaixonada  pela  Natureza e pela História.  
 
Costa da Dalmácia
 
A certa altura do percurso, percorremos alguns quilómetros em território da Bósnia Herzegovina e fizémos uma paragem na única cidade portuária do país - Neum. 

Bósnia Neum (6)
Finalmente chegámos a Dubrovnik que vimos apenas do autocarro pois era já bastante tarde.
 

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



5 comentários:

Luis disse...

Querida Amiga Maria de Lourdes,
A sua reportagem está tão completa que me senti estar a seu lado neste belo passeio.
Obrigado pelo seu cuidado!
Beijinhos amigos.

Unknown disse...

Parabéns pelo passeio e sobretudo por entrar nesses monumentos históricos.
Fotos lindíssimas que me deixaram com uma pontinha de inveja.
Também gostaria de ir , ver e conhecer esses países distantes.

Maria Rodrigues disse...

Fiquei encantada. Lindissimas fotografias e uma descrição maravilhosa, que nos consegue também levar a divagar por esses locais encantadores que conheceu. Devem ter sido umas excelentes férias.
Beijinhos
MAria

ELISABETE FERRO disse...

OBRIGADA MINHA QUERIDA AMIGA.GOSTOU DO PANO.EU ADORO O LARANJA,INFELIZMENTE A MAQUINA NAO DA A VERDADEIRA COR(o q é uma pena)HUM,QUE BELAS FERIAS Q TEVE,AINDA BEM.BJINHO

Flora Maria disse...

Um dos grandes prazeres da vida é viajar, conhecer povos e suas histórias.
Beijo