Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Eslovénia: Ljubljana

Ljubljana, capital da Eslovénia é um pequena mas bonita cidade da Europa central.
Dominada pelo seu castelo situado no alto duma colina, donde se pode desfrutar duma magnífica vista, a cidade oferece-nos muitos pontos de interesse para visitar.

Ljubljana Banco Cooperativo de Negócios

- Banco Cooperativo -


O coração da cidade, ponto de encontro de naturais  e turistas situa-se na Praça Preseren dedicada ao poeta esloveno que deu o nome à praça, ladeada por imponentes edifícios.

Ljubljana Praça Preseren
 
- Praça Preseren -
 
 Ali  existe também o mosteiro franciscano de Nª Sª da Anunciação com a sua rosa brilhante que é um local de  visita obrigatória.

Ljubljana Igreja da Anunciação
 
- Igreja da Anunciação -
 

Junto a esta praça, o rio Ljubljanica  atravessa a cidade. Sobre ele foram construídas várias pontes das quais as mais conhecidas   são a Tromostovje (Três pontes) e a Ponte dos Dragões.
Ao longo do rio  e em algumas ruas da zona histórica são inúmeras as esplanadas, restaurantes  e bares onde se pode  passar algum tempo, gozando da animação do local,  saciar a sede ou tomar uma saborosa refeição.

Ljubljana Ponte
Tromostovje  -


Atravessando a Tromostovje, entramos na zona velha da cidade, situada na base da colina do castelo. Deste lado do rio, podemos percorrer a pé, as ruas e visitar alguns locais de interesse turístico e histórico.

São exemplos disso:
A  Catedral de  S. Nicolau de estilo barroco, dedicada ao padroeiro dos pescadores com a sua imponente cúpula e portas de bronze.
 
Ljubljana Porta da Catedral de S Nicolau
- Uma das portas da Catedral -

A Praça Mestni onde se pode observar a  Fonte Robba ( Fonte dos três rios  de Carniola),  uma réplica da original, que se encontra na Galeria Nacional e visitar  o edifício da Câmara Municipal com a sua torre do relógio e um belo pátio interior.


Ljubljana Câmara
- Câmara Municipal - 

Existem ainda  outros edifícios de arquitectura barroca e renascentista  bem como muitas lojas e restaurantes  que tornam esta praça uma das mais importantes e visitadas da cidade.

Ljubljana (4)
- Casas de arquitectura medieval -

Do lado oposto do rio  existe uma outra praça de grande importância para a cidade -  a Praça dos Congressos, onde se situa o centro Universitário de Ljubljana.
Ljubljana Praça do Congresso Academia Filarmónic

- Academia Filarmónica -


Para terminar, é  imperdível um passeio nocturno por Ljubljana, pois  a iluminação destaca ainda mais a beleza dos edifícios antigos desta cidade.


Ljubljana Igreja da Anunciação

- Igreja da Anunciação (à noite) -


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: