Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Passeio pelo concelho da Pampilhosa da Serra

Encerrado o tema das festas regionais, vou destinar os próximos "posts", à parte mais agradável das minhas férias.
Tinha já aqui escrito sobre a minha visita à aldeia de Sobral Magro do concelho da Pampilhosa da Serra e, a partir de agora, partilharei  fotografias e informações de algumas aldeias que também visitei nesse mesmo dia.

Começo pela sede do concelho:  Pampilhosa da Serra.

Pampilhosa da Serra
- Rio Unhais e edifício dos Bombeiros -

A vila é atravessada pelo rio Unhais, próximo do qual se erguem os novos Paços do Concelho, construídos durante a década de 70. Dispõe de um conjunto de espaços e edifícios de interesse histórico dos quais se salientam a Igreja Matriz (edifício reconstruído entre 1908 e 1911, após ter sido vitima de um violento incêndio); a Capela da Misericórdia (finais dos século XVI); a Capela de Santo António (século XVI); o Solar dos Barata (século XVIII) e a antiga Casa da Câmara - actual edifício do Museu Municipal / Posto de Turismo (séc. XVIII).
Património Natural e Cultural:
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto - A Igreja Matriz de Pampilhosa da Serra está situada na margem esquerda do Rio Unhais, junto à ponte. Em 1907 foi assolada por um violento incêndio que reduziu a cinzas praticamente todo o edifício. Dos escombros restaram apenas o retábulo de pedra Estilo Renascença, do séc. XVI e a Imagem de Nossa Senhora do Rosário.
A construção da nova Igreja Matriz decorreu entre 1908 e 1911.
Em 1997 a Igreja Matriz sofreu grandes obras de restauro, pois já eram visíveis os sinais de decadência. Estas obras foram iniciadas pelo Padre Carlos Borges e terminadas pelo actual pároco da Vila, Padre Pedro Freitas dos Santos. A inauguração solene do restauro da Igreja Matriz foi a 1 de Agosto de 1999, presidindo à Eucaristia o Bispo D. João Alves.
A igreja possui uma custódia de prata dourada com tintináculos, do século XVI e uma pequena urna de prata, que data de 1664. Um dos sinos está assinado e datado: JOSE DE ARCOS ME FES 1807. Outro tem o milésimo de 1830. Estão presentes na Igreja, para além da Padroeira, Nossa Senhora do Pranto, o Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição e Nossa Senhora dos Remédios.


Pampilhosa da Serra
- Igreja de Nª Sª do Pranto  e Espaço JIRA -


Museu Municipal e Posto de Turismo de Pampilhosa da Serra - Da arquitectura Civil destaca-se o edifício da antiga Casa da Câmara e Cadeia. Datado do séc. XVII, este bonito edifício é actualmente o Museu Municipal.
Na fachada principal pode ver-se, do lado esquerdo a base de ferro que sustentava o sino que chamava os vereadores para as sessões, bem como as janelas da Cadeia com poderosas grades de ferro e, no centro, sob a porta principal, a seguinte inscrição:
"O REI D. DINIS NO ANNO DE 1308
FEZ ESTA TERRA VILLA EL REI D.JOÃO I
A CONFIRMOU.EL REI D. MANOEL
A SENTENCIOU POR VILLA MUI ANTIGA
CONTRA A VILLA DA COVILHAM
EM A DEMANDA QUE TIVERAM
NO ANNO DE 1500.´
FEITA NO ANNO DE 1711"


Em linguagem corrente, diz o seguinte: " O Rei D. Dinis, no ano de 1308, fez esta terra vila. El'Rei D. João I a confirmou. El'Rei D. Manuel a sentenciou por vila muito antiga contra a vila da Covilhã, em a demanda que tiveram no ano de 1500. Feita no ano de 1711.
Miradouro do Cristo Rei - Neste miradouro poderá contemplar a bela vista da Vila de Pampilhosa da Serra.
Capela da Misericórdia - A Capela da Misericórdia ergue-se na Vila de Pampilhosa da Serra, na Praça Barão de Louredo. O templo, de traça simples, remonta a finais do século XVI. A fachada é dominada pela porta rectangular, encimada de modesta janela com a Cruz de Cristo e no interior da Capela pode ver-se uma sepultura de Simão Pires datada de 1600.
Capela de Santo António - A Capela de Santo António é um singelo edifício do séc. XVI, que actualmente apresenta algumas alterações.
A fachada da capela exibe m alpendre que acolhe o visitante na passagem do exterior para o interior.
No altar está a imagem de Santo António com o Menino, obra do século XVII.
Capela de São Sebastião - Encontra-se perto do cemitério. Pertence ao séc. XVII. Tem alpendre e nicho decorado sobre a porta, retábulo de madeira, singelo, do mesmo século, bem como também o é a escultura de calcário do S. Sebastião.
Capela de Nossa Senhora de Fátima - A capela de Nossa Senhora de Fátima está situada junto ao Campo de Futebol do Pampilhosense. Anualmente, no Domingo mais próximo ao 13 de Maio, realiza-se uma procissão e celebra-se Missa em honra da sua padroeira.
Capela de São Jerónimo- No cimo de um outeiro pitoresco ergue-se a Capela de S. Jerónimo, de onde se pode ver a panorâmica geral da vila de Pampilhosa da Serra. Na década de 80 do século XX sofreu uma grande intervenção, conferindo-lhe o aspecto actual.
Solar dos Barata - O Solar dos Barata é um edifício de boa traça que remonta ao século XVIII. O portal tem um frontão interrompido por uma concha, rematada por um nicho rectangular que possivelmente albergaria uma pequena imagem.
Casa do Arco - A Casa do Arco, situada na Rua 5 de Outubro, é um exemplo de construção dos séculos XVI -XVII, cujo portão é um arco de volta inteira interrompido por duas arestas chanfradas, com janelas sacadas. Este edifício já não exibe a grande varanda central que possuía em 1934, conforme testemunha um desenho feito à pena pelo Monsenhor Nunes Pereira.
Lagar de S. Sebastião - O antigo lagar de S. Sebastião, situado no lugar conhecido por Poço do Moinho, é um belo exemplar deste tipo de construção. Trata-se de um edifício rústico, coberto com telha serrana, onde se moía a azeitona para o fabrico do azeite.
Ao contrário dos lagares de vara, movidos pela força de animais e de homens robustos, este era impulsionado pela força da água que, uma vez conduzida pela levada até ao rodízio de madeira, lhe imprimia a força necessária para accionar a grande pedra ou mó da azeitona.
Edifício Multiusos - Inaugurado a 11 de Agosto de 2006, o Edifício Multiusos de Pampilhosa da Serra é composto por cinco pisos nos quais se encontram distribuídos os diversos espaços. Destacam-se um auditório com capacidade para aproximadamente 200 lugares, um bar de apoiosalas de exposição, a Biblioteca Municipal, duas camaratas, balneários, etc.
Anfiteatro ao Ar-livre - Este novo espaço inaugurado a 10 de Abril de 2006, na vila sede de concelho, visa criar um centro de referência urbana em termos de recreio, lazer e contacto social, permitindo aos pampilhosenses a realização de acontecimentos sociais, recreativos e culturais em ambiente natural.
Chafariz - Situado na zona histórica da vila, é de 1863 e foi traçado em linhas de tradição Neoclássica.


- Vista a partir do Miradouro do Cristo Rei -




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


3 comentários:

Unknown disse...

Olá Miga.
Quantas coisa lindas.
Amei suas telas.
Ficaram divinas.
Bem criativa você.
Viu as galinhas, é que elas vão viajar para polo norte.
Ha.ha.ha.ha....
Abraços e bom fimds.
Marli

Unknown disse...

Portugal é maravilhoso, pena estragarem-no tanto...beijinhos amiga
Bom fim de semana
Manuela

Luantes disse...

olá Lourdes
É com o maior prazer que leio estas suas postagens sobre as tradições, a cultura e o património do nosso povo.
Porque eu adoro escrever sobre as minhas viajens especialmente pelas serras da pampilhosa, Moradal, Gardunha e Estrela.
A sua postagem está muito esclarecedora
parabens
beijos