Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Férias 2011

Há locais no mundo que fazem parte dos lugares que sonhamos  algum dia visitar, há outros que nem tanto. Aconteceu comigo este último caso nas minhas últimas férias em que o destino eram a Eslovénia e a Croácia. Apesar de muitos dos meus amigos me referirem que eram países muito belos, parti sem grandes expectativas.

Eslovénia (4)

 
Logo após a aterragem no aeroporto de Zagreb, na Croácia, partimos  em direcção a Ljubljana, capital da Eslovénia. Durante o percurso, dei razão aos meus amigos. O país era muito bonito. A paisagem, em tudo semelhante à austríaca ( de que gostei muito ) voltou a deixar-me maravilhada.

Estrada para Zadar


Deixando  a Eslovénia e entrando na Croácia, percorremos a estrada Adriática onde a paisagem se modificou bastante. O mar  e inúmeras ilhas passaram  a ser uma constante na paisagem. A costa bastante recortada com as suas características enseadas onde  várias povoações ribeirinhas se aninhavam no sopé das montanhas, cujas encostas íngremes pareciam cair abruptamente no mar.


Costa da Dalmácia
 
Cada cidade que visitámos era uma agradável surpresa, quer pela sua beleza natural quer pelo património histórico e cultural, que fez com que muitas delas sejam reconhecidas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Zadar Igreja de Santa Maria

De regresso a Zagreb, deixámos a região costeira a caminho do interior montanhoso para uma visita ao Parque Nacional de Plitvice que, para mim que aprecio a paisagem de montanha, foi "a cereja no topo do bolo" deste passeio.


Parque Nacional Plitevice (19)
 
Por tudo isto, as próximas postagens vão ser dedicadas a estes dois países onde partilharei algumas das imagens que captei durante os dias da minha viagem.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


3 comentários:

Luantes disse...

Belissimas férias
com as mais belas paisagens da Europa Central
Parabens por mais este passeio
Gostei de ver esta postagem
beijos

Anónimo disse...

Querida amiga
Especialmente hoje eu vim agradecer o seu carinho e apoio ao meu trabalho!
Muito Obrigado de todo o coração!
Abraço muito amigo!
Maria Alice

Idanhense sonhadora disse...

É de facto uma bela viagem , Lourdes .Há uns anos estive em Dubrovenic ,Splitz ,fiz a costa adriática e depois atravessei o mar Adriático para Itália que , de seguida atravessei de comboio . Foi inesquecível . Por isso as suas férias devem ter sido óptimas mesmo .
Beijo
Quina