Powered By Blogger

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pelos Caminhos de Portugal: Açores 2

 
Photobucket
 
- A Ilha de S. Miguel e o Oceano -

A morfologia do terreno da ilha de S. Miguel, bem como de outras ilhas do arquipélago dos Açores, confere à ilha paisagens de rara beleza que não se resumem apenas à grande quantidade de lagoas ali existentes. Num passeio pela ilha, podemos apreciar melhor as belezas desta ilha através dos seus vários miradouros situados em locais estratégicos que nos permitem admirar vistas de locais verdadeiramente inesquecíveis.

Photobucket
 
- Vista a partir do miradouro de Santa Iria -

 Devido ao seu clima, bastante húmido e ao seu solo de origem vulcânica, a vegetação desenvolve-se facilmente. As estradas sinuosas bem como as divisórias dos terrenos são orladas por autênticos muros floridos  com hortenses de várias cores que nascem espontaneamente e conferem à ilha um colorido de beleza ímpares. Nalguns locais aparecem com frequência as  conteiras, uma outra qualidade de plantas com bonitas flores amarelas, cujo único senão é o facto de serem infestantes.
Por toda a ilha os seus imensos pastos verdejantes são uma constante e, grandes manadas de vacas leiteiras pastam livremente, aguardando a hora da ordenha ali mesmo no pasto. O leite é uma das maiores riquezas na economia da ilha e, é sobejamente conhecido o queijo que com ele se fabrica, o famoso "queijo da ilha".

Photobucket

- Pastagens -

Na ilha de São Miguel há mais duas importantes produções. O chá e o ananás.
É nesta ilha que se encontra a única plantação de chá da Europa e impõe-se uma visita a uma das duas fábricas de chá da ilha, a da Gorreana ou a de Porto Formoso.

Photobucket
- Fábrica de Chá da Gorreana -
 
Célebre é também o ananás de S. Miguel que ali se produz em estufas  na Fajã de Baixo, Lagoa e Vila do Campo  e onde se podem verificar as diversas fases de desenvolvimento deste fruto tão afamado.


Photobucket

- Plantação de ananás: Fajã de Baixo -




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

4 comentários:

Unknown disse...

Hoje sem sair de casa passeei por essa linda ilha que ainda não conheço.
Olhei as fotos e enchi-me do ar desses campos onde pastam as vaquinhas .

Flora Maria disse...

Lindíssimas imagens !
E as apaixonantes hortênsias enfeitando o verde da rica paisagem.

Beijo

Mariazita disse...

Olá, Lourdes
De facto os Açores têm belezas naturais extraordinárias.
Não conheço a Ilha de S.Migel, e tenho bastante pena.
Estive por duas vezes na Ilha Terceira, e adorei!
Uma vez foi no Carnaval, passei lá uma semana; outra vez no verão, estive lá um mês. Foi óptimo!

Bela postagem.
Noite feliz. Beijinhos

Gaby Santos disse...

Olá! Meu nome é Gabriela e trabalho na editora Fapi, em Belo Horizonte - Brasil. Estamos produzindo um livro didático e gostaríamos de ilustrá-lo com a foto acima, na qual as vaquinhas pastam na ilha de São Miguel. Caso aceite, peço que entre em contato através do meu e-mail: gabriela@editorafapi.com.br
Muito obrigada pela atenção!