quarta-feira, 14 de julho de 2010

G. D. C. Soito da Ruiva

Mais uma vez o Soito da Ruiva está em destaque  n' O Açor. Faço-o, pois o seu grupo de Danças e Cantares vai lançar o seu 2º CD, no próximo Sábado e, com grande pena minha,  não vou poder estar presente, pois encontro-me no Sobral Magro.



Eles sabem a enorme admiração que tenho por todos eles mas, nunca é demais, enaltecer o valor desta gente, pelo espírito de comunidade com que vivem aqui , na região da grande Lisboa durante ano inteiro. São pessoas que vivem dispersos, com profissões e horários diversos e desencontrados mas, têm conseguido sempre vencer as barreiras e distâncias, para manterem o grupo sempre coeso e disponível.


E já lá vão dez anos que iniciaram uma brincadeira que se transformou num sonho. Acredito que tenham enfrentado algumas vicissitudes pois começaram por pura carolice, fruto da admiração que sentiam pelas suas raízes. No entanto, talvez os obstáculos os tenham motivado para continuarem a sonhar, até que o sonho se tornou numa realidade muito séria. Aos poucos impuseram-se pela forma simples com que se apresentavam e foram acordando nas pessoas oriundas das aldeias vizinhas, o gosto pelas realidades vividas pelos nossos antepassados, de tal forma que tomaram conta de todas elas, actuando pelas festas das várias aldeias da região e representando a sua freguesia e o seu concelho de forma condigna.
Todo este trabalho não ficou apenas pelas actuações que fizeram de forma gratuita. Há poucos anos gravaram o seu primeiro CD e o segundo está pronto a "invadir"  as festas das nossas aldeias já neste Verão.
Por tudo isto, o meu grande aplauso e um beijinho para cada um esperando encontrá-los na festa em Sobral Magro, onde mais uma vez irão estar presentes para animar o piquenique.
PARABÉNS AMIGOS!


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

4 comentários:

Ana Martins disse...

Boa noite Lourdes,
junto o meu aplauso ao seu, estes valores devem ser sempre reconhecidos.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Teresa Neves disse...

Bem Lourdes! Ao ler as suas palavras nem sei muito bem o que dizer... A verdade é esta, a si o GDC Soito da Ruiva tem de agradecer pelo apoio e palavras amigas de incentivo que sempre nos dirige: Por outro lado acredito que cada elemento do grupo se reveja nas suas palavras... a Lourdes consegue muito bem, neste seu post bem como em todas as palavras que usa quando fala do GDC Soito da Ruiva, exprimir exactamente os objectivos do grupo e a sua dinâmica. Nada mais a dizer, a não ser OBRIGADA!!! TERESA NEVES

Luis disse...

Amiga Lourdes,
Sempre na "brecha" difundindo o interior e suas gentes. Neste caso ainda mais interessante pois trata-se de um grupo que estando disperso em Lisboa se reune para dar força às suas festas na Aldeia!
Parabéns por esta sua faceta.
O nosso futuro passa pelo "interior" e não nas cidades que elas estão "esgotadas"!
Um beijinho amigo.

Flora Maria disse...

Muito tem que se louvar esse trabalho, Lourdes, pois são esses pequenos atos que mantem viva a história de uma terra.
E você participa ativamente na divulgação dessas tradições.

Parabéns !

Beijo