Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Templos Religiosos do Concelho de Arganil: Igrejas e Capelas de Coja

Continuamos o tema dos Templos Religiosos do Concelho de Arganil, na vila de Coja.



O Orago da vila é São Miguel. 
A Igreja Matriz foi construída  no local da antiga Igreja Paroquial de que se desconhece a data de construção. Crê-se ser muito antiga pois na Capela-Mor existe uma inscrição num tumulo, com a data de 1543
A actual igreja de linhas setecentistas,  foi reconstruída no século XIX.
A fachada principal, delimitada por cunhais de pilastras termina com um frontão ladeado por pilnáculos. Do lado direito localiza-se a torre com dois sinos, rematada em cantaria. Do mesmo lado mas mais recuadas existem uma capela lateral e a sacristia.
Sobre  portal principal em arco abatido é ladeado por duas colunas. Sobre elas, uma varanda sacada com três janelas que iluminam o interior formado por nave única e capela-mor.
No interior destacam-se os  retábulos  de gosto setecentista, embora construídos no século XIX. O Retábulo da Capela-Mor é de 1881 e os colaterais de 1893 da autoria dum entalhador da região, com inspiração setecentista. As esculturas de Santa Catarina e de São Sebastião são medievais, em pedra. Existem também algumas imagens em madeira do séc. XVII, que foram trazidas de conventos ou colégios universitários de Coimbra.
Salienta-se ainda a imagem de S. Pedro quatrocentista, de calcário. Pertenceu à Capela de Santo António e pensa-se que tivesse pertencido à  Capela do Paço Episcopal, que actualmente já não existe.

Espalhadas pela vila podemos encontrar ainda várias Capelas. São elas

- Capela de Santo António 



Pequena capela da segunda metade do século XVIII, bem guarnecida de cantarias, principalmente nos cunhais e nas empenas, é de vergas curvas e cimalha na porta e postigos.
Tem planta retangular e é formada de uma só nave.
O retábulo, de quatro colunas lisas, nicho central e ornato concheado do século XVIII, alberga a escultura de Santo António, entre outras esculturas de calcário do século XV.
Até ao final do ano 2015, altura da construção da Casa Mortuária de Coja, serviu de capela mortuária.
A fachada apresenta-se delimitada por cunhais de pilastras rematadas por pináculos. Ao centro a cruz em pedra assenta sobre um soco quadrado com trabalho de relevo. No lado esquerdo orientado para poente possui uma sineira.

- Capela de Nossa Senhora da Ribeira


Localizada junto à ribeira da Mata, não se conhece ao certo a data da sua construção, mas especula-se  que date  do século XVI.  
Originariamente antiga, esta capela dedicada a Nossa Senhora das Neves,foi reformulada no século XIX: a capela-mor em 1863 e o corpo em 1870; todavia as portas e as janelas, de vão curvo e cimalhas em contracurva com aros moldados, foram reaproveitadas da obra do século XVIII.
O retábulo é policromado e dourado e no seu nicho central venera-se uma escultura de calcário quinhentista da Virgem com o Menino.

- Capela do Senhor do Sepulcro 
 Resultado de imagem para capela do Senhor do Sepulcro de Coja

Supõe-se que esta Capela tena sido inicialmente construída nos séculos XVI-XVII, num local  mais perto do rio, sendo  frequentemente invadida pelas águas  quando havia cheias. Em 1887, foi  deslocada para um nível mais elevado, onde se encontra actualmente.
Contém algumas lápides cravadas no exterior, do século XVI, que dizem:


“HABITABIT. IN / SPELVMCA.PETRAE / FORTISSIMAE; CECIDIT.CO / RONA. CAPI / TIS.NOSTRI; VERE.LANGORES /ª NOSTROS.IPSE / TVLIT”


No interior, destaca-se a imagem de Cristo Jacente que tem o papel principal nas cerimónias da Semana Santa.


- Capela da casa do Prior Costa



Esta Capela faz parte duma habitação situada em frente à Capela de Santo António e nela existe um exemplar notável da estatuária quatrocentista - a Virgem com o Menino.

Fonte da internet




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: