Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Palácio Marquês de Pombal

No passado Sábado visitei, com um grupo de amigos, o Palácio do Marquês de Pombal, situado em Oeiras.


A visita guiada teve a característica de ser encenada, o que a tornou bastante mais atractiva.
Fomos recebidos pelo “criado de fora” do Palácio que, duma forma espirituosa,  nos deu as boas vindas e encaminhou ao primeiro local a visitar - a capela do Palácio. 


Ali fomos encontrar a "criada" Jocelina a fazer a limpeza do local. 
Tagarela e conhecedora da história e  estórias do palácio, começou a interagir com todos nós, prestando algumas informações sobre aquele templo dedicado a Nossa Senhora das Mercês, relacionados com a sua construção e decoração.  


Ficámos a saber que a capela foi projectada pelo arquitecto Carlos Mardel, os estuques foram obra de João Grossi e as pinturas executadas por André Gonçalves.


De seguida, Jocelina conduziu-nos às diversas divisões do Palácio, percorrendo  escadarias e corredores decorados com magníficos painéis de azulejos,  elucidando os visitantes, sobre a vida da nobreza na época do Marquês,  ao mesmo tempo que realçava as qualidades de trabalho do seu amo.


A primeira divisão que visitámos foi o espaço  conhecido por  sala da concórdia, cujo destaque está no tecto onde estão pintados os três irmãos: Sebastião José Carvalho e Melo, Paulo de Carvalho e Mendonça e Francisco Xavier de Mendonça Furtado.


Seguiram-se,  entre outras, a entrada, a copa e salas anexas, o salão nobre, e a sala de jantar, onde fomos presenteados com uma sessão de poemas ao gosto da época.


Como a chuva nos visitou também, ficámos impedidos de continuar a visita no exterior, ficando a vontade de regressar para concluir a visita no Jardim, Adega e Lagar.



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: