Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Porque É Fim de Semana: União de Fregueias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo 3

Porque é fim de semana, vamos continuar à  descoberta das povoações que formam a União de Fregueias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo,  do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Vamos agora para Vilar de Amargo.



As primeiras referências a esta povoação ,  aparecem no princípio do século XIV, durante o reinado de D. Dinis.
O orago da povoação é São Miguel Arcanjo.
A paróquia de São Miguel de Vilar de Amargo,  era abadia de provisão ordinária. Pertenceu à Diocese de Pinhel até à sua extinção, transitando depois para a da Guarda. 
Do património desta localidade destacam-se:

- Igreja Matriz



Igreja de fundação gótica, deve ter sido edificada no século XIII, sofrendo várias alterações à medida que era alvo de obras.
A torre sineira situa-se  por cima da porta principal, ladeada por duas cruzes de pedra. 
Tem planta longitudinal com  uma nave de cinco tramos, capela-mor  e  sacristia adossada. No sacrário, destacam-se  as figuras de São Pedro e São Paulo.

Capela do Senhor da Misericórdia - Capela de Santa Cruz



Capela maneirista constituída por uma planta longitudinal simples, com uma nave única e um alpendre fechado, com cobertura interna homogénea. No interior, destaque para um primitivo frontal de altar, em madeira pintada.

- Capela dos Santos Mártires


Esta  capela datada  do século XVII,   apresenta uma planta longitudinal composta por uma nave e uma capela-mor mais estreita.


- Reduto/Torre



Esta torre atalaia foi construída em 1648, adossada à Capela dos Santos Mártires, para  defender a povoação das investidas castelhanas, durante  a Guerra da Restauração.  
Tem planta rectangular e,atualmente, funciona como torre de relógio.

- Fonte do Pereiro 






Fonte e Fotos da Internet





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: