Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Porque É Fim de Semana: União de Fregueias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo 2

Porque é fim de semana, vamos continuar à  descoberta das povoações que formam a União de Fregueias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo,  do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Deixamos Algodres e seguimos para Vale de Afonsinho.


Vale de Afonsinho é uma localidade situada na margem direita do Rio Côa, a 10 km a Oeste da sede do Concelho.
O território desta antiga freguesia tem povoamento antiquíssimo.
que remonta à fase final da Pré-história, à Proto-história como o comprova o lugar da Faia, na freguesia de Vale de Afonsinho, que se integra no complexo de arte rupestre do vale do rio Côa.


Povoação e freguesia de S. Gregório, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Pertenceu ao termo de Castelo Rodrigo. Transitou para a Diocese da Guarda aquando da extinção da Diocese de Pinhel.
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Algodres e Vilar de Amargo, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo com a sede em Algodres.
O orago de Vale de Afonsinho é S. Gregório.



Na Igreja Matriz merecem referência as notáveis tábuas quinhentistas policromadas, existentes na sacristia, que se julgam serem da escola de Grão Vasco.

Em termos de património são ainda dignos de visita o Lagar e o Núcleo de arte rupestre da Faia.


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: