Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de março de 2019

União das Freguesias de Azinhal, Peva e Vale Verde: Vale Verde

Porque é fim de semana, vamos continuar no concelho de Almeida, na União das Freguesias de Azinhal, Peva e Vale Verde para conhecermos a aldeia de Valverde.
Esta é outra povoação que era sede duma antiga freguesia, extinta pela Reforma Administrativa Nacional de 2013.


Esta aldeia muito antiga, como comprovam as sepulturas antropomórficas abertas na rocha ali existentes, deve ter a sua origem num período anterior à  ocupação  romana, existindo perto  restos de um pequeno castro lusitano. 
Pela sua  situação Valverde esteve no centro de importantes lutas  ali travadas nos séculos XVIII e XIX  e durante as guerras napoleónicas. Os franceses estabeleceram os seus postos em Valverde e Aldeia Nova. 



Pertenceu ao  concelho de Pinhel até 12 Julho de 1895, sendo depois integrada no concelho de Almeida.
A organização paroquial de Valverde deve remontar ao séc. XIII, já que em 1320 a Igreja de Nossa Senhora da Graça foi taxada em quarenta libras. 
Em finais do séc. XVI, verificou-se que a igreja era pequena e não tinha retábulo. Também não era rica, tendo somente um cálice de prata de três mil réis. O cura era da apresentação do Vigário da Igreja de S. Pedro de Pinhel. Os ornamentos limitavam-se a duas vestimentas, uma de tafetá carmesim com sebastos verdes inteira e nova, outra de tripa, inteira e bem usada, um frontal de tafetá amarelo e bem velho.
Conforme o descrito o orago de Valverde é Nossa Senhora da Graça.



A igreja actual tem  arquitectura simples e é constituída por nave, capela-mor e sacristia. Os retábulos são de estilo revivalista neogótico. Uma porta dupla liga o Evangelho à Sacristia. Ao lado do púlpito está um painel de azulejo figurativo contemporâneo.

Outro Património de interesse na localidade:
- Campanário Rústico séc. XVIII
- Calvário do séc. XVIII / XIX
- Cruzeiro



Cruzeiro de traços sóbrios, em pedra, assente num único degrau em formato quadrangular, encimado por uma cruz pouco ornamentada.



Fonte e fotos da Internet.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: