Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de março de 2019

Mosteiro de Santa Maria de Arouca



O Mosteiro de Arouca foi fundado na primeira metade do século X e era habitado por um grupo de monges beneditinos de ambos os sexos. Situava-se nas proximidades do local do actual Mosteiro construído mais tarde, para receber as monjas, ficando o primitivo apenas com os elementos do sexo masculino.
O Mosteiro feminino albergava monjas de famílias com bastante poder e riqueza, como foi o caso de D. Mafalda, filha de D. Sancho I. Todas elas doaram ao Mosteiro grande parte das suas fortunas, pelo que não é de admirar a existência dum valioso espólio de peças artísticas que chegaram aos nossos dias.


A D. Mafalda deve-se também a mudança das monjas da Ordem Beneditina para a Ordem de Cister.
Em finais do século XVII o edifício foi reconstruído e ampliado e após um incêndio, sofreu novas obras, ficando com o aspecto actual.


Com a extinção da Ordens Religiosas, o Mosteiro passou para a alçada do Estado e actualmente algumas áreas estão abertas ao público que as queiram visitar. São elas a Igreja, a Capela das Freiras, o Clausto, a Sala do Capítulo, a cozinha, o refeitório e o Museu de Arte Sacra.
Eis algumas imagens:
A Cozinha




O Refeitório


A Sala do Capítulo




Museu de Arte Sacra





Igreja






Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: