Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de março de 2019

Arouca e Arredores

Em Arouca e nos seus arredores muito mais há para conhecer para além do que tenho descrito durante a semana. 



Do centro da vila, olhando para o alto,  avistamos uma capelinha no alto dum monte. É a capelinha de Nossa Senhora da Mó.
Este singular templo religioso ergue-se no  monte com o mesmo nome e é  um local de culto, dedicado àquela que é considerada padroeira dos campos, das colheitas e  dos animais e protectora contra as secas e as trovoadas.
De arquitectura muito peculiar, que se presume ser do Séc. XVI, tem o seu  destaque no  interior, numa escultura gótica do século XVI, representando a Virgem com o Menino.



Seguindo depois para a serra da Freita, vamos encontrar junto à aldeia da Mizarela,  uma magnífica queda de água, em que o rio Caima  se precipita duma altura de mais de 60 metros. É conhecida como a Frecha da Mizarela e é a mais alta de Portugal. 


Continuando a percorrer a serra da Freita, vamos encontrar a aldeia da Castanheira onde podemos observar um fenómeno geológico raro, que apenas existe nesta região e numa zona próxima de São Petersburgo, na Rússia. São as Pedras Parideiras.
Este fenómeno consiste numa rocha granítica, da qual, por acção da erosão, se soltam pequenos pedaços com a forma de discos biconvexos, deixando a sua forma marcada numa cavidade da rocha da qual se soltaram, dando a impressão que esta pariu uma pequena pedra.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: