Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Porque É Fim de Semana: União das Freguesias de Celorico da Beira

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta de mais algumas  localidades portuguesas e vamos iniciar o périplo pelas freguesias de Celorico da Beira, na sede de município.
Na área urbana de  Celorico da Beira existiram três freguesias: Santa Maria, São Pedro e Vila Boa do Mondego que foram agregadas e formam, actualmente, a União das Freguesias de Celorico da Beira.

A antiga freguesia de Santa Maria corresponde à zona mais antiga da localidade, situada em volta do castelo.
A padroeira é Santa Maria.



A antiga Freguesia de S. Pedro, cujo orago deu o nome à freguesia, situa-se na parte mais moderna de Celorico da Beira junto à estrada nacional e mais duas povoações anexas: Aldeia da Serra,  que até 1811, também era Freguesia e Barco, um pequeno aglomerado de casas, junto ao rio  Mondego, que até 1818 pertencia à freguesia de Jejua (Vila Boa do Mondego).



A antiga freguesia de  Vila Boa do Mondego era, antigamente chamada apenas Vila Boa, mas também foi conhecida pelo nome de Jejua.
O Orago é  Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta antiga freguesia foi extinta em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional, sendo depois  agregada às freguesias de São Pedro e Santa Maria, para formar a União das Freguesias de Celorico.

Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




1 comentário:

Anabela Jardim disse...

Olá! Passei por Portugal no mês passado e vi tanta coisa interessante ...