Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Porque É Fim de Semana: Celorico da Beira

Porque é Fim de Semana, vamos seguir para a zona centro e partimos à descoberta dum novo concelho do distrito da Guarda. Desta vez, Celorico da Beira.

Esta vila situada  junto à Serra da Estrela e ao rio Mondego é bastante antiga sendo de  500 A.C., os primeiros vestígios de ocupação humana. 
Espalhados pela vila, encontram-se  testemunhos da passagem de vários povos pela região. troços de uma grande calçada romana ou uma inscrição dedicada a uma divindade pré-romana no interior do castelo, que se acredita ter sido construído sobre um castro milenar.


Celorico da Beira recebeu a primeira carta de foral concedida por Afonso Henriques e confirmada por Afonso II, em 1217. D. Manuel I confirmou o foral em 1512, concedendo-lhe o título de vila.
O castelo, construído entre os séculos XII e XIII, situado num local privilegiado, assumiu função  bastante importante nas diversas guerras em que o país se viu envolvido.


O concelho é sobejamente conhecido pela qualidade do seu queijo , sendo Celorico considerada a Capital do Queijo da Serra da Estrela.
O concelho é formado por várias  16 freguesias: União das Freguesias de Açores e Velosa, Baraçal,  Carrapichana, Casas do Soeiro, União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e  Salgueirais, Forno Telheiro, Lajeosa do Mondego, Linhares da Beira, Maçal do Chão, Mesquitela, Minhocal, Prados, União das Freguesias de Rapa e Cadafaz, Ratoeira,  Vale de Azares,  e União das Freguesias de Celorico da Beira ( Santa Maria, São Pedro e Vila Boa do Mondego )

Fotos da Internet





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!



Sem comentários: