Powered By Blogger

terça-feira, 13 de junho de 2017

Porto - Sé Catedral

Numa das últimas viagens que fiz, passei mais uma vez pelo Porto.
Um dos locais que visitei mais demoradamente foi a Sé.


Situada num amplo recinto em pleno centro histórico da cidade,  é um dos principais monumentos da cidade. Começou a ser construído no início do século XII e, inicialmente tinha arquitectura românica mas, ao longo dos tempos, foi sofrendo remodelações recebendo pormenores arquitectónicos característicos de cada época.
No exterior, a fachada principal é ladeada por duas torres sineiras. Destacam-se  o portal flanqueado por quatro  colunas dóricas, encimado por um frontão, um nicho com Nossa Senhora da  Assunção e uma grande rosácea.



Na fachada lateral, podem-se apreciar o transepto e galilé de Nasoni, bem como alguns bonitos painéis de azulejos.



O  adro actual é recente e resulta duma demolição dos prédios que ali existiam, feita durante o século passado. No local foi construído um pelourinho inspirado numa gravura do século XVIII.


No interior, a igreja tem planta de cruz latina com três naves separadas por volumosas colunas. 



Na Capela-Mor  sobressaem o Retábulo de talha dourada, tendo sobre o Sacrário uma cena representando a Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Assunção e o Coro, com um  conjunto de cadeiras de pau preto, encimadas por órgãos de tubo. 



À entrada, do lado do Evangelho, um magnífico portal de ferro trabalhado dá acesso ao baptistério, onde sobressaem uma artística pia baptismal de mármore e os baixos relevos nas paredes.
De ambos os lados do transepto encontram-se a Capela do Santíssimo Sacramento com o seu magnífico altar de prata e a Capela de São Pedro.  
Destacam-se ainda neste templo, os altares de Nossa Senhora da Assunção (padroeira da igreja) e de Nossa Senhora da Vandoma (padroeira da cidade do Porto). 



Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: