Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Múseu da Música Mecânica I

No âmbito dos  habituais encontros mensais de amigos,visitámos no passado Sábado o Museu da Música Mecânica.

Situado numa quinta, bem perto do Pinhal Novo, este  museu  inaugurado no dia 4 de Outubro de 2016, tem patente um valioso acervo de instrumentos musicais que, actualmente, fazem parte da História da Música, nomeadamente do período entre o século XIX e a década de 30 do Séc. XX.

Este museu particular, pertence a Luís Cangueiro, que nos guiou durante a visita, notando-se nele , um grande orgulho pelas peças que conseguiu coleccionar ao longo de trinta anos, algumas únicas em todo o mundo.
Os instrumentos vão desde as  caixas de música de cilindro de madeira às  grafonolas e todos eles ainda funcionam. Alguns para além do valor a nível musical são também belas espécies decorativas.

A quinta onde está implantado o Museu, está a ser dinamizada noutras valências que vão para além das visitas. Concertos e outros espectáculos, exposições, reuniões, festas e outros eventos poderão ser realizados no local, onde também servem refeições, desde que marcadas previamente. 

Esta é uma visita que recomendo vivamente, pois este  Museu é recente e ainda pouco divulgado. No entanto, devido ao extraordinário espólio exposto, merece a atenção de qualquer pessoa, tenha  ou não gosto musical.
É impossível para mim,  leiga na matéria, descrever a visita, uma vez que a exposição contém à volta de 600 instrumentos.
Eis algumas imagens.





Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: