terça-feira, 11 de abril de 2017

Sabugueiro

A caminho da serra da Estrela, vamos passar pelo Sabugueiro, uma  aldeia sede duma freguesia do concelho de Seia.
De origens remotas e desconhecidas, pensa-se ter tido o seu início a partir de cabanas de pastores que para ali se deslocavam com os seus rebanhos, para aproveitar as excelentes pastagens da região.
Originalmente terá tido o topónimo de "Vila de Sabugária", tal como aparece mencionada em documentos muito antigos.
Em 1527, no Cadastro da População do Reino, Seia contava com 19 moradores.
Devido à sua situação, a caminho do ponto mais alto da serra, o Sabugueiro começou a ganhar maior visibilidade, beneficiando com o afluxo de turistas que procuram as belezas da serra. Esta aldeia que se dedicava  ao cultivo do centeio e à pastorícia passou  a ter como ocupações principais,   o turismo e o comércio, com principal destaque para o   queijo da serra, as mantas e tapetes de lã de ovelha, o presunto, enchidos e mel.

Esta aldeia serrana, situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, pertence à rede de Aldeias de Montanha do Concelho de Seia.


O padroeiro da terra é S. João Batista venerado numa Igreja de granito, situada num bonito largo, ponto de encontro dos habitantes da aldeia, local de cerimónias religiosas e profanas.

Para além da Igreja Paroquial, existe ainda outro local de culto situado num extremo da aldeia que é a Capela de Nossa Senhora de Fátima.




Obrigada pela sua presença. Volte sempre.








Sem comentários: