segunda-feira, 1 de junho de 2015

Aldeias Históricas: Almeida I

A vila de Almeida fica situada no Planalto das Mesas, na região da Beira Interior, a 7 km da fronteira com Espanha.
A presença humana na povoação é bastante remota, como comprovam os vestígios de castros encontrados  da Idade do Bronze e do Ferro. Também por aqui se fixaram os Romanos,  Suevos, Visigodos e Muçulmanos sendo,  estes últimos responsáveis pela construção do castelo. 
Almeida teve grande  destaque na época da reconquista cristã pelo rei de Leão  e, mais tarde, durante a fundação da nacionalidade. Devido à sua localização fronteiriça, várias vezes mudou de país. Ora pertencia ao território do rei de Leão, ora ao dos Muçulmanos, ora ao de Portugal.
Após a independência, recebeu foral de D. Dinis em 1296, que mandou fazer uma cerca para defender a vila.  D. Manuel I  concedeu-lhe foral novo em  1510 e  mandou duplicar as muralhas  e remodelar o castelo.

Durante a Guerra da Restauração,  Almeida teve importância crucial devido à sua localização fronteiriça mas sofreu graves danos, pelo que se procedeu à melhoria desta zona da fronteira
construindo uma fortaleza de planta em estrela.  Esta praça-forte chegou aos nossos dias em muito bom estado, apesar das várias lutas e duma explosão no paiol, que destruiu  parte  da vila e dizimou muitos dos seus habitantes. 
Só no início do século XX, a fortaleza deixou de exercer funções militares. 
Todo o conjunto que sobrou de tantas lutas foi classificado como Monumento Nacional e tem sido conservado para memória futura, de tantos feitos e glórias da História de Portugal.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: