segunda-feira, 22 de junho de 2015

Arganil: Mont'Alto



Localizado no alto dum monte, nos arredores de Arganil, o Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto  é um local de devoção Mariana de grande importância na região.
Ao longo da ladeira que nos leva ao cume do monte, existem várias capelas de interesse etnográfico,como são os casos das capelas do Senhor da Agonia e do Senhor da Ladeira.  No alto,  ergue-se o Santuário de onde se pode observar toda a região em redor.
O Santuário de Nossa Senhora do Monte Alto foi mandado construir por Francisco Pires, em 1521, mas foi alvo de várias obras e  o edifício atual data de 1796.




Conta a lenda que a Virgem apareceu no cume do Mont'Alto. Os arganilenses quiseram prestar-lhe homenagem construindo uma capelinha em sua honra, mas  devido à dificuldade de construção no alto dum monte, com difíceis acessos, teriam tentado construir a ermida num monte mais baixo. A Virgem não terá gostado e desapareceu para mais tarde ser encontrada no cimo do monte onde  tinha aparecido. Então, mesmo com todas as dificuldades, o povo fez a vontade da Virgem, e construiu  o templo no local onde aparecera e, onde hoje se encontra.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: