Powered By Blogger

terça-feira, 2 de junho de 2015

Aldeias Históricas: Almeida II


A Praça-forte de Almeida é  a mais monumental das nossas praças de armas abaluartadas. Tem uma  planta hexagonal e, vista do ar, tem o aspeto duma estrela com doze recortes, que correspondem aos seis baluartes e aos seis revelins.

O acesso à Praça faz-se por duas portas duplas que ostentam as armas reais: a porta de São Francisco e a porta de Santo António).        
A vila intramuros é formada por ruas direitas e largos amplos muito bem conservados e restaurados  ao abrigo do programa das Aldeias Históricas. Dos principais  edifícios e locais  há a salientar:   
                                                                  

- Quartel das Esquadras
Edificado em 1762/69, tem um escudo com as armas reais e serviu como   Quartel de Infantaria.

- Jardim
Situado em frente ao Quartel das Esquadras este jardim situa-se no local onde, antigamente,se faziam   as paradas militares.
- Pousada
A Pousada Nossa Senhora das Neves foi construída na segunda metade do século XIX, no local do antigo Quartel de Sta Bárbara e Assento de pão de Munição.

- Casa da Roda 
Esta instituição foi criada por Pina Manique em 1783, para recolhimento das crianças expostas. Tinha o nome de Roda e ali iam abandonar os filhos, as mães que não queriam ou não os podiam criar. No local onde eram depositados  os recém nascidos, encontra-se atualmente uma janela.

- Picadeiro d' El Rei


Situado  no Baluarte de Nossa Senhora das Brotas existe atualmente o Picadeiro d' El Rei.
Este local funcionava, no século XVII, como Trem de Artilharia. Ali existiam as forjas onde se fazia e reparava o equipamento de guerra. Funcionou também como Quartel do Destacamento de Artilharia. Finalmente foi usado como Picadeiro.
Na segunda metade No Séc. XIX caiu em ruína, conservando ainda as seguintes estruturas originais: o portal com as armas reais, o edifício das manjedouras, o muro circular e as paredes laterais com contrafortes.

- Edifício dos Paços do Concelho
Neste edifício do século XVIII funcionou o  antigo Quartel da Artilharia, com quarteirões destinados a alojar os militares. Foi também prisão e  atualmente serve de instalação à Câmara Municipal de Almeida.

- Igreja da Misericórdia 
Esta igreja do  século XVII e de estilo maneirista, está anexa ao atual Lar da Misericórdia e antigo Hospital de Almeida.

- Casamatas 
Casamatas eram galerias subterrâneas. Em Almeida têm   vinte salas e corredores construídos no século XVIII, à prova das bombas  onde a população se recolhia em tempo de guerra. Durante as lutas entre liberais e absolutistas,   também serviram de prisões miguelistas. Recentemente foi passou a servir  de Museu Histórico-Militar. 




Almeida  foi a última das Aldeias Históricas  que visitei, num passeio que fiz recentemente na companhia de amigos e que recomendo vivamente. Em todas as localidades, destaco o interesse das populações em preservar o seu património histórico, religioso e cultural de que se podem orgulhar. 
Deste passeio ficaram para além de  gratas recordações, a vontade de conhecer mais algumas povoações integradas nesta rede, assim que me for possível.

        Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


Sem comentários: