sexta-feira, 7 de março de 2014

Porque É Fim de Semana: Secarias


Secarias é uma localidade situada  no sopé da serra do Açor , no vale do Alva e é sede de freguesia da qual fazem ainda parte as  aldeias de Catraia, Cansado e Vale de Peitalva.

 photo Secarias33.jpg
Localizada nos arredores de Arganil, dela dependeu durante muito tempo. No entanto, os vestígios dum dólmen de há mais de cinco mil anos e dum acampamento romano, encontrados na Lomba do Canho, sugere-nos ter sido ali o início do povoamento na região.
 A Igreja Matriz, construída no século XVIII,  possui altares em talha de madeira e imagens de grande valor pela sua antiguidade. Tem como padroeiro S. Sebastião que é alvo duma festa com romaria no domingo a seguir à quinta feira da Ascensão.

S. Sebastião (Foto: Facebook das Secarias)
Na povoação existe ainda uma capelinha dedicada a  S. Miguel, onde se pode observar uma imagem de calcário, muito antiga, da Virgem com o Menino.
Banhada pelo Alva, a aldeia possui duas praias fluviais: a da Cascalheira e a da Peneda Talhada, dois locais aprazíveis rodeadas de vegetação, onde se podem desfrutar agradáveis momentos de lazer. 

Praia Fluvial da Cascalheira (Foto: Facebook das Secarias)


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: