Powered By Blogger

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Palácio dos Condes de Castro Guimarães

Continuando em Cascais, uma vila com um património riquíssimo, vamos agora visitar o palácio dos Condes de Castro Guimarães.


Este magnífico  palácio, dominado pela torre de S.Sebastião bem como o seu bonito jardim  ficam situados numa pequena baía  juntinho à água. Foi mandado construir no século XIX, por Jorge O`Neil e em 1910,  foi adquirido pelos Condes de Castro Guimarães, pessoas de muito bom gosto,  que lhe mandaram fazer algumas obras e o dotaram de móveis e  peças de arte de grande requinte, para ali viverem a maior parte do ano.
No entanto, habitaram-no por pouco pois  o Conde faleceu em 1927, deixando toda a propriedade  em testamento, ao Município de Cascais, para que o palácio fosse transformado em Casa-Museu e o espaço exterior em Jardim Público.


Cumprindo a vontade do conde, em 12 de julho de 1931, foi inaugurado o Museu-Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães.
À entrada deste harmonioso conjunto arquitetónico,  um claustro ladeado por arcos e colunas rodeia um pequeno pátio com uma fonte em forma de leão com tanque poligonal;as paredes laterais são forradas  por vistosos azulejos.


Do claustro passamos à zona residencial.  Nas várias salas que comunicam entre si,  podem-se apreciar entre outros,  requintado mobiliário,  vistosos lustres, valiosas peças de arte,  um órgão na sala de música e a biblioteca.
Na parte superior do edifício, situa-se a zona residencial, à qual se acede por uma escada helicoidal  no interior da torre ou por uma escada de serviço.


O jardim do palácio foi aberto ao público, conforme vontade expressa do conde de Castro Guimarães em 1940, após a junção com a propriedade do visconde da Gandarinha. É um dos mais belos jardins da vila sendo formado por vários espaços distintos onde a vegetação impera. Ali  pode-se descansar,  fazer piqueniques, apreciar várias espécies botânicas numa estufa, visitar um mini-zoo ou até apreciar os pássaros e pavões que habitam no jardim.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






Sem comentários: