Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cascais

Para além da Cidadela de Cascais e do palácio dos Condes de Castro Guimarães, existem outros  locais na zona histórica da vila dignos duma visita, ou pelo menos dum passeio para registar na memória  e voltar, um dia mais tarde, para uma visita mais demorada.
Os palácios que serviram de habitação de veraneio da corte portuguesa, os antiquíssimos fortes que faziam a defesa da capital, a Boca do Inferno que tem tanto de perigoso como de beleza, a marina e a marginal fazem desta vila um local de excelência que  faz parte do roteiro obrigatório do turista que visita a região de Lisboa.  Eis alguns destes locais:


 photo P1150084.jpg
A Praia dos Pescadores:
A praia dos Pescadores é essencialmente utilizada para a pesca e  é rodeada pelo Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, a marginal que a separam da zona centro da vila, e a marina.


 photo P1150083.jpg
O Palácio de Seixas:
Este palácio foi construído sobre as fundações do Forte de Santa Catarina. Depois de abandonado, foi comprado para servir de residência e recebeu o nome de residência de Ornelas. Mais tarde, foi adquirido por Henrique Maufroy de Seixas e passou a chamar-se de Palácio de Seixas. Este último proprietário deixou-o em testamento à Marinha portuguesa.


Casa de Hist photo P1150096.jpg
Casa das Histórias Paula Rego:
A Casa das Histórias Paula Rego é um museu situado num bonito jardim, num edifício  da autoria do arquicteto Souto Moura. Para além duma exposição permanente  das obras desta conceituada artista plástica nacional, reconhecida internacionalmente, também se podem apreciar outras exposições temporárias.

C photo P1150089.jpg
Paços do Concelho:
Junto à baía, salta à vista um edificio do século XVIII restaurado após o terramoto de 1755, a antiga casa dos Condes da Guarda e que atualmente serve de instalação aos serviços da Câmara Municipal. Este edifício possui uma bela coleção de azulejos, tanto no seu interior como no exterior. 
 photo P1150088.jpg
No centro da praça vê-se  a estátua do rei D. Pedro I que concedeu foral à vila, por detrás do qual se encontra o edifício do relógio.


 photo P1150093.jpg
O Largo de Camões:
Circulando no centro histórico de Cascais, chegamos ao Largo de Camões uma zona incontornável para quem pretende desfrutar do ambiente animado  na vila. Ali se podem encontrar bares, restaurantes e lojas de artesanato que fazem a delícia dos turistas.

 photo P1150148.jpg
 Palácio dos Duques de Palmela:

Já à saída de Cascais, o Palácio dos Duques de Palmela chama a atenção pela sua arquitectura, principalmente ao nível do telhado e por ser totalmente revestido a cantaria. Foi erigido no local onde se situava o forte de Nª. Sª. da Conceição e adquirido pelos Duques de Palmela para  residência de Verão.


É aconselhável uma visita cuidada pois muito mais há para descobrir nesta bela vila onde os contrastes sociais se misturam da mesma forma que os estilos arquitectónicos das suas construções.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: