Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ao longo do Alvoco 2


Vale do Alvoco
Foto: Casa das Lages
Embora pouco conhecida da maioria dos portugueses, ao longo da ribeira de Alvoco,  a Natureza presenteou-nos com  uma paradisíaca paisagem bucólica.
Espero que, as imagens   do post de hoje sirvam para despertar o interesse para uma visita mais demorada a algumas  aldeias perdidas no interior profundo do país. 

Alvoco da Serra:

Foto: Casa das Lages

Alvoco da Serra é uma aldeia de origem muito antiga, como testemunham a calçada e moedas romanas encontradas na localidade. seus visitantes  a possibilidade de descobrir a beleza da região, através de percursos pelo do  Parque Natural da Serra da Estrela, onde está situada. Para apoio aos veraneantes existem três  casas de turismo rural. 


Aguincho:

Descendo a ribeira, segue-se Aguincho,  outra aldeia inserida no parque Natural da Serra da Estrela, onde a paz e tranquilidade são uma constante. Nesta povoação bem típica, existe um viveiro de trutas, onde se pode pescar e, de seguida, comer os peixes apanhados, num restaurante ali existente. Existe também um dos três poços da Broca existentes na ribeira de Alvoco, que resultam do desvio do leito da ribeira.

Foto: Facebook de Aguincho em Movimento.

Frádigas:

Continuando a descida pelo vale  da ribeira, chegamos a Frádigas,  uma pequena aldeia, situada também no extremo sudoeste no Parque Natural da Serra da Estrela e nas proximidade  da Serra do Açor. É a segunda aldeia onde existe um Poço da Broca.

Frádigas
Foto: LAFrádigas

Barriosa: 

A Barriosa é outra bonita aldeia situada  nas margens da ribeira, onde existe o último Poço da Broca. Uma bela praia fluvial surge por entre açudes e cascatas, junto à qual existe o excelente restaurante denominado Guarda-Rios, numa construção de xisto bem inserida na paisagem típica da Região.

Foto: Facebook da Barriosa

Por hoje ficamos por aqui. Amanhã continuarei a divulgar as belezas das aldeias situadas nas margens do Alvoco. Até lá,

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






Sem comentários: