Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aldeias Homónimas: Linhares

Hoje regressamos ao tema  da toponímia comum entre aldeias da serra do Açor e outras de diferentes zonas do nosso país. Desta vez é Linhares. 
A aldeia de Linhares (serra do Açor) pertence à freguesia de Celavisa e ao   concelho de Arganil.
Fica localizada no vale da ribeira de Celavisa.


Linhares photo Linhares14.jpg
 Linhares - Arganil 

No norte do país, existem mais duas povoações com o mesmo nome.
Uma delas é uma aldeia muito antiga, situada na margem direita do Rio Douro e pertence à freguesia e  concelho de Carrazeda de Ansiães. 
Linhares foi, juntamente com Ansiães,  das primeiras povoações do distrito de Bragança a terem foral, dado por D. Fernando I, o Magno, de Castela (1055 - 1065) e foi Cabeça de Julgado e Cabeça de Comenda de S. Miguel de Linhares da Ordem de Cristo.


Linhares (Carrazeda de Ansiães)
Foto do Panoramio
A outra foi, até há pouco, uma das sedes de freguesia do concelho de  Paredes de Coura mas foi extinta por altura da  reorganização administrativa  e agregada  à aldeia  de  Cossourado, formando a União das Freguesias de Cossourado e Linhares. 
Na região em  que está inserida,existem inúmeros vestígios arqueológicos que comprovam a existência dum rico passado pré-histórico.

Foto do Face de Linhares - Paredes de Coura


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





2 comentários:

Luantes disse...

Olá Lourdes
a postagem está uma maravilha no entanto hesiste ainda uma outra povoação Linhares e esta de grandes tradições na Serra da Estrela ali muito perto de Gouveia
Linhares da Beira
Conheço gente que vai do Algarve a Linhares da Beira só para apreciar a paisagem e comer um bom almoço
Bjsss

Lourdes disse...

Tem razão Luís
Aqui bem perto da serra do Açor, existe uma outra povoação denominada por Linhares, mas "da Beira", de seu nome completo.É uma localidade bem conhecida pelo que referiu e pelo parapente.
Uma boa dica para um passeio e prática dum desporto tão em voga na atualidade.
Beijinhos