quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ao Longo do Alvoco 3

Terminando o percurso ao longo do Alvoco, vamos partir da Barriosa acompanhando o curso da ribeira, agora mais calmo e com menos desníveis.


Vide:
Vide photo Vide2-1.jpg


Chegamos à Vide que foi, até há pouco, sede de freguesia e  está agora agregada à antiga freguesia de Cabeça, formando a União das Freguesias de Cabeça e Vide. É a povoação mais afastada de sede do concelho e está já na  base da serra do Açor. 
A sua origem é desconhecidamas sabe-se que é uma aldeia muito antiga e que remonta aos finais do paleolítico superior, devido à descoberta de inscrições rupestres em rochas da região.Recebeu foral no início do século XVII e foi vila e sede de concelho até 1834.


Parente:
Parente ( Foto do Facebook de Parente)













Vamos continuar o percurso ao longo do Alvoco deixando para trás o concelho de Seia. Entramos no de Oliveira do Hospital e a primeira localidade que encontramos é Parente, sobre a qual  há dias escrevi algumas impressões.Hoje fica aqui um registo da praia fluvial que é bastante procurada no Verão.


Alvoco das Várzeas:
Alvoco das V photo PC060048AVaacuterzeas.jpg
Alvoco das Vàrzeas

Já bem pertinho do local onde iniciámos este passeio pelas margens do Alvoco, chegamos de novo a Alvoco de Várzeas.

Junto à ponte medieval também se pode desfrutar duma bonita praia fluvial, rodeada por um parque de merendas com churrasqueira, parque infantil, campo de jogos, instalações sanitárias e bar de apoio.

Ponte das Três Entradas:
 photo P3Entradas6.jpg
Ponte das Três Entradas
E, para concluir o passeio,chegamos à Ponte das Três Entradas, local onde a ribeira de Alvoco se encontra com o rio Alva. Tem também uma excelente praia fluvial junto ao parque de campismo, numa área densamente arborizada.
A ponte que deu o nome à aldeia tem um formato interessante, único em Portugal, e tem mesmo três entradas/saídas, construída no século XVIII, sobre  o leito da ribeira de Alvoco e do rio Alva.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: