Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sobral Magro 1

A vida não passa de um instante, mas basta este instante para empreendermos coisas eternas.
(E. Bersot)





Estive há dias no Sobral Magro onde passei um agradável fim de semana.
A povoação estava quase deserta.
Na varanda da Casa de Convívio, recordava os tempos da minha meninice e na azáfama diária que mesmo em tempo de Inverno se registava na povoação. Nessa altura, havia muitas pessoas que passavam nas ruas a caminho das suas fazendas e ouvia-se, várias vezes ao dia, a frase:
- Nosso Senhor nos ajude!
Ao que prontamente eram respondidos:
- Venha com Deus.

E a nostalgia invadiu-me.
A chuva começou então a cair insistente e fria.

Fui para dentro. Olhando para os poucos residentes na povoação que liam, conversavam ou jogavam às cartas pensei: Se não fosse a Casa de Convívio, vinha ao Sobral e se calhar não via ninguém…

Cheias

Na adversidade conhecemos os recursos de que dispomos.
(Horácio
)

§§§§§------§§§§§


Estive duas semanas sem net e, durante elas passaram-se alguns acontecimentos que gostava de ter mencionado na deviada altura.
No entanto, nunca é tarde para falar de acontecimentos que me marcaram, uns pela positiva outros pela negativa.
Começo pelo que considero um dos mais negativos: as últimas cheias verificadas em Lisboa e arredores. Foram momentos difíceis e de grande desespero que viveram os habitantes de algumas localidades que perderam tudo o que durante muitos anos conseguiram arranjar à custa de muito trabalho e sacrifício. Mas pior ainda foram as mortes que aconteceram.
Enquanto acompanhava as notícias na televisão pensava no que vai acontecer a todas as famílias que foram "contempladas" com este presente envenenado.
Com elas solidarizo-me na sua dor e espero que os que perderam a vida de uma forma tão horrível, tenham no Além a compensação pela trágica morte que tiveram.
Paz às suas almas!
Lembro-me também das nossas aldeias, onde tanto se exige das Comissões de Melhoramentos, quando às portas da capital se deram acontecimentos como os que se passaram nos últimos dias.
E ao Governo pagam-se impostos e os governantes recebem ordenados chorudos!...

- Foto retirada da Net -

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia de S. Valentim

O amor é paciente, é bondoso; a amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
(Carta de S. Paulo aos Coríntios)
§§§§§------ §§§§§




Hoje é Dia de S. Valentim também conhecido por Dia dos Namorados.
Em Portugal não há uma grande tradição na comemoração deste dia e, só há poucos anos se iniciou este costume.
No entanto, daqui faço votos de que passem um dia agradável, namorem muito e sejam muito felizes!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Leonor

As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo.
(Autor:Uma criança de oito anos, publicado no Jornal do Cartaxo)

 
É impressionante como o tempo passa!
Numa luta incessante, cheguei aos 58 anos e não dei por isso...
Vivi momentos bons, mas também vivi outros que deixaram marcas pela dor que causaram.
A vida é mesmo assim...
Nos últimos dois anos, estou a passar uma fase em que pareço andar nas nuvens. Apareceu na vida da família a primeira neta e, tudo se modificou.
A Leonor já fez um aninho e mostrou-me que sou igual a todas as outras avós, que antes eu considerava umas babosas, porque falavam das suas netas como se fossem mais espertas que todas as outras.
Pois é, rendi-me. Têm razão. A minha neta é diferente também. Pelo menos aos meus olhos é a mais esperta e a mais bonita.
Ela é, neste momento, o melhor passatempo de que disponho.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Memórias do Carnaval


A vida revela-se ao mundo como uma alegria. Há alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na música das suas vozes, na dança dos seus movimentos. A morte não pode ser verdade enquanto não desaparecer a alegria do coração do ser humano.
(Tagore, escritor indiano)




Acabou o Carnaval.
Há muitos anos que os homens se divertem nos dias que antecedem a entrada na Quaresma, de uma forma muito popular e divertida.
Os costumes variam de país para país e de região para região, mas actualmente o que mais se assiste no nosso país é a uma imitação friorenta do carnaval brasileiro. Nas aldeias dos meus familiares, era costume os rapazes irem para a rua vestidos com roupas velhas e rasgadas, muitas vezes vestidos de mulheres. Levavam a cara tapada o que lhes permitia cometer alguns excessos. Cantavam e dançavam, gritavam e assustavam com paus e vassouras quem lhes aparecia pela frente.
Alguns enfarinhavam ou enfarruscavam a cara das raparigas. Quase sempre havia um bailarico e, quando apareciam os mascarados era a confusão geral.
Este ano, estive mais uma vez no Porto Silvado.
Lá, de há uns anos a esta parte, é costume fazer-se a matança do porco, que acaba sempre com uma brincadeira de carnaval.
E mais uma vez isso aconteceu.

 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Apresentação do Blog

A tua única obrigação durante toda a tua existência é seres verdadeiro para contigo próprio.
(Richard Bach)

§§§§§------§§§§§
 
Inicio hoje um novo Blog.
Ele vai aparecer por eu estar ligada a várias povoações da freguesia de Pomares e ter iniciado há tempos os blogues de Sobral Magro e do Porto Silvado.
No entanto, ao longo dos tempos, ao dar a conhecer as iniciativas que em cada uma destas povoações vão acontecendo, tenho muitas vezes dificuldade em não dar a minha opinião pessoal, o que poderá eventualmente gerar mal entendidos.
Como ao longo da minha vida sempre tentei assumir as minhas opiniões sem envolver terceiros, resolvi criar um blog meu, em que tudo aquilo que escrever será da minha inteira responsabilidade.
Os blogues de Sobral Magro e de Porto Silvado irão continuar para dar a conhecer as iniciativas que as respectivas Comissões de Melhoramentos forem pondo em prática.
Após a minha aposentação, tenho-me dedicado a fazer algumas coisas que gostaria de ter feito mas que nunca pude fazer, em virtude de a profissão e a minha vida familiar me ocuparem todo o tempo.
Para além de dedicar algum tempo ao trabalho nas Comissões de Melhoramentos e ao estudo da genealogia das famílias das duas povoações, tenho também aproveitado as condições de que disponho, na localidade onde resido, para continuar a minha formação nas áreas de que gosto, nomeadamente na pintura, nos bordados, na bijouterie,...

Photobucket


-Bordados: Um dos meus passatempos -

A poesia, outro dos meus gostos, estará presente periodicante. Como é óbvio darei especial atenção, aos meus autores preferidos, maioritariamente de língua portuguesa.
As viagens que, por ter  crianças pequenas,  doenças de familiares  ou outras razões me impediram de fazer, vou aos poucos concretizando, conforme as possibilidades de tempo livre do meu marido e das idas à aldeia das quais não abdico. Delas farei o relato, partilhando algumas imagens com os possíveis visitantes deste blog.
Devo esclarecer que sendo lisboeta, tenho um grande amor às aldeias da serra do Açor, em especial à terra natal da minha mãe, o Sobral Magro,  que adoptei como "a minha aldeia".
Este será um blog diversificado e não inteiramente dedicado à serra do Açor. Posso-o definir como o blog duma alfacinha com o coração na serra do Açor.

Photobucket
- Fátima, um dos meus destinos preferidos em Portugal -