Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

União de Freguesias de Cinco Vilas e Reigada 2

Porque é fim de semana, vamos continuar a  descobrir mais algumas povoações   do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e vamos para a União de Freguesias de Cinco Vilas e Reigada.
Vamos hoje para Reigada, antiga freguesia  extinta pela Reforma Administrativa Nacional para com Cinco Vilas formar a União de Freguesias de Cinco Vilas e Reigada da qual é a sede.


Reigada é uma  povoação muito antiga, dela se falando em 1190, numa doação feita por Afonso IX, Rei de Leão.  Foi uma herdade doada à Ordem de São Julião do Pereiro.
Em 1268, D. Garcia Fernandes, mestre da ordem, concedeu carta de foro aos povoadores da Reigada.
A 15 de Novembro de 1519, D. Manuel concedeu-lhe Foral  Novo, onde surge com a designação de Arreigada, sendo elevada a Vila. Em 1527 já aparecia com a designação de Reyagada. Em 1650, D. João IV confirmou o foral e elevou-a à categoria de Concelho, extinto em 1836, passando a Freguesia anexa ao concelho de Almeida, onde se manteve até 1895, data em que foi integrada no município de Figueira de Castelo Rodrigo, onde se mantém até aos dias de hoje.


O orago de Reigada é São Vicente.
Do património desta povoação destacam-se, entre outros: 

- Igreja Matriz 


Este templo tem  estilo de características românicas.
A entrada principal mostra uma pequena porta com arco em ogiva e uma cruz em pedra,do lado direito, encostada à parede. 
Em cima, um campanário de duas sineiras.
O templo resguarda um lindo altar barroco de talha dourada, emoldurado por quatro colunas salomónicas, enfeitadas com lavores foliáceos, terminando em capitéis compósitos.

- Calvário em Reigada



- Capela de Santo António



- Capela de Santo Cristo



- Capela de São Sebastião



- Cruzeiro


- Torre do relógio




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: