Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Porque é fim de semana: União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia 2


Porque é fim de semana,  continuamos a  descobrir mais algumas povoações   do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e vamos conhecer a Quintã de Pêro Martins, uma das povoações  que formam a União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia.


Esta povoação  faz parte dum  território que foi habitado por povos pré e proto-históricos. São disso testemunho os vestígios que aparecem nas muitas cimalhas de elevações e em inúmeros artefactos de pedra polida.
Os romanos também por aqui habitaram pois há vestígios de minas, provavelmente de ouro,  em Telhões e noutros pontos do povoado.



A quintã que deu origem à actual aldeia, deverá ter sido fundada por um  Pêro Martins, que dividida pelos seus sucessores, de geração em geração acabou por originar uma povoação.


O orago da Quintã de Pero Martins é o Divino Espírito Santo.



A igreja paroquial tem planta longitudinal composta por uma nave de quatro tramos e  capela-mor. Tem ainda o baptistério e uma sacristia adossados. Apresenta características de arquitetura gótica, maneirista e barroca. Foi provavelmente construída em 1551, segundo data no arco triunfal.

Do  património construído desta localidade destacam-se ainda:
-  A Capela de São Sebastião



Capela maneirista erguida em 1676, como confirma a inscrição na verga da porta. O destaque, da fachada principal, vai  para o portal de lintel recto e para a sineira.
Tem planta longitudinal simples, com nave única e com cobertura de madeira de duas águas. 
No interior, destaca-se o retábulo maneirista.

- O  lagar e as casas de arquitectura tradicional. 





 





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: