Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Porque é fim de semana: União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia 3

Porque é fim de semana,  vamos para Penha de Águia uma das povoações   do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que formam a União das Freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia.


Esta localidade fica situada na Serra de São Marcos e a sua  igreja aparece mencionada em 1395 no “Tombo da eira”.
Não se conhece a origem do seu topónimo, mas segundo  a tradição popular, vem duma lapa esguia que domina a terra e o extenso vale, que ao longe se transforma aos nossos olhos numa águia pousada num penhasco.


Penha de Águia tem como orago Nossa Senhora das Candeias.
A Igreja Matriz de estilo gótico e barroco, foi provavelmente construída  no século XIV. Tem planta longitudinal composta por  nave de três tramos, uma capela-mor seiscentista mais estreita e uma sacristia e uma capela adossadas às fachadas laterais
Apresenta uma fachada principal em empena recta rasgada por um portal de arco apontado, encimada por sineira dupla
No interior, tem coro-alto, baptistério no lado da Epístola e púlpito circular no oposto. Destacam-se  o retábulo-mor e o retábulo lateral, de talha dourada de estilo nacional.




Do património da povoação destacam-se ainda  as sepulturas cavadas na rocha, as várias fontes, a fraga da torre do castelo e o barroco com a forma de águia.



Fonte e Fotos da Internet.




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: