Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Porque é fim de semana: Forninhos

Porque é fim de semana, vamos prosseguir na descoberta de mais algumas  localidades portuguesas do concelho de  Aguiar da Beira, em Forninhos.


Situada na extremidade Sul do concelho, a freguesia é atravessada pelo Rio Dão, Ribeira de S. Pedro, Ribeira de Cabreira e Ribeira da Serva e dela faz parte, para além da sede de freguesia, a localidade de Valagotes  .
Região de ocupação muito antiga, onde se conhecem vestígios desde a época do Neolítico(cerca de 3500 a.C.).
Mais tarde foi ocupada por vários povos invasores  como foram os casos dos Celtas, Lusitanos, Romanos, Suevos, Visigodos e Árabes. 



Nalgumas casas da povoação, são visíveis  marcas que se parecem com os motivos cruciformes característicos da civilização judaica.  Estas marcas são alvo de alguma controvérsia entre os investigadores. Se por um lado, uns alegam que as cruzes existentes nas ombreiras das portas serão originárias dos cristãos-novos , outros defendem  que as mesmas  pretendem pedir a protecção divina.
Fica a dúvida, pois não existe documentação que defenda qualquer destas teorias.
Em 1896, quando o concelho de Aguiar da Beira foi extinto, Forninhos foi anexado ao concelho de Trancoso.  Em 1898, Forninhos passou novamente  para o concelho de Aguiar da Beira, após o mesmo ser restaurado.


A padroeira da aldeia é Santa Marinha.
Na igreja Matriz destaca-se a pia batismal com uma taça monolítica em granito e o púlpito com mísula volutada.
Ao nível religioso, existe ainda próximo da aldeia, o Santuário de Nossa Senhora dos Verdes, classificado como Imóvel de Interesse Público.




A Capela datada do século XVIII,  tem no seu interior  um importante conjunto de talha barroca, composta pelos retábulos e pelos tectos de caixotões. 



Na freguesia existe ainda um importante património referente ao passado. São os casos do Castro de S. Pedro dos Matos (Gralheira), as ruínas da aldeia de S. Pedro, a Cadeira da Rainha, o Marco Geodésico, a Forca, os Lagarinhos e as Dornas.


Fotos da Internet.


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: