Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A Minha Cidade: A Igreja de Santa Catarina II

Continuamos na Igreja de Santa Catarina que, como foi referido no post anterior, começou por ser a Igreja do Santíssimo Sacramento do Convento da Ordem dos Paulistas da Serra de Ossa. Na galilé, a encimar o portal da Igreja, ainda está patente o símbolo do Santíssimo Sacramento.


Após a extinção das Ordens Religiosas, a parte ocupada pelos frades  foi alvo de várias ocupações, que descaracterizaram o seu aspecto primitivo. 
O actual pároco  , apesar da falta de ajuda financeira, tem lutado para preservar e valorizar aquilo que resta do edifício primitivo.


A antiga sacristia, de arquitectura poligonal onde existem dois belos lavabos  e bonitos  estuques e onde eu tinha aulas de Catequese, foi transformada num espaço museológico, onde estão guardadas algumas das peças mais valiosas do acervo da Igreja.


No entanto, a antiga  biblioteca do Convento está vazia. O valioso espólio nela guardado foi distribuído por outros locais e, actualmente, o espaço é ocupado por uma colecção de terços e algumas imagens.


O espaço da antiga portaria, tem no seu interior uma valiosa colecção de  painéis de azulejos com  a vida de São Paulo.  Mas, algumas paredes e o  tecto pintado, onde o brasão  da Ordem dos Religiosos Paulistas ocupa a parte central, apresenta algumas brechas devido a infiltrações de água.


É  pena que o Estado, a quem pertence o edifício, não faça nada para reverter  estas situações.Se nada se fizer, acabam por deixar delapidar um valioso património que é de todos nós.




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: