Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Minha Cidade: De Convento a Hospital- Santo António dos Capuchos

O  antigo Convento de Santo António dos Capuchos, foi fundado em 1579, no antigo Campo do Curral, actualmente Campo de Sant’Ana entregue aos Padres Recoletos da Custódia de Santo António.


Do Convento faziam também parte a  igreja de planta longitudinal, composta pela capela-mor e  nave,  as dependências conventuais e o claustro.  
Destruído pelo terramoto de 1755, foi alvo de várias obras, que lhe alteraram a traça inicial. 
Em 1836, após a extinção das Ordens Religiosas,  a rainha D. Maria II, cedeu o convento para fundar o Asilo de Mendicidade de Lisboa. 
O espaço foi alargado com a compra do  Palácio dos Condes de Murça ou Palácio Mello e com a construção de novos pavilhões. 
Em 1928, o Asilo foi transferido para o Mosteiro de Alcobaça e foi fundado, no local , o hospital de Santo António dos Capuchos.


Em tempos, a  Igreja funcionou como arquivo do hospital. Entretanto, sofreu obras de restauro e voltou a ser usada para funções religiosas.
Actualmente, ainda se podem apreciar vestígios do Convento primitivo, presentes no  "Pátio do Relógio", na  boca de cisterna revestida a azulejos do século XVII, onde foi colocado o Relógio de Sol mais antigo do país, acreditando-se ser originário do ano de 1586( que até então se encontrava junto da cerca do convento),  no claustro e escadaria nobre.



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: