Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Porque É Fim de Semana: S. Jorge da Beira

Retomamos o tema Porque É Fim de Semana, para continuar a divulgação das aldeias da serra do Açor que pertencem ao concelho da Covilhã. É agora a vez da freguesia de São Jorge da Beira e vamos começar pela sede de freguesia.

Foto: Alfredo Pereira
Inicialmente a aldeia chamava-se Cebola, mas, a partir de 1960, passou a ser chamada por São Jorge da Beira. O novo topónimo surge em honra do padroeiro da povoação (  S. Jorge), sendo-lhe acrescentada a designação da região (da Beira).
Não há documentos que comprovem a origem da povoação, que se pensa já existir no tempo dos Árabes. Sabe-se sim, que no séc XVI, Cebola já figurava num mapa, mas  só a partir de 1750, apareceram  documentos referindo-se à localidade.
Foto: Luísa Brás Pacheco

Cebola pertencia à freguesia de Casegas, mas  em 1887, foi criada a nova freguesia  da qual passaram a fazer parte também, as localidades da Panasqueira, Cambões, Vale de Cerdeira e Casal de Santa Teresinha.
A principal atividade económica da freguesia esteve sempre associada às minas da Panasqueira, que em muito contribuíram para o desenvolvimento da região, sendo os seus habitantes, na sua maioria,  mineiros.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

1 comentário:

Maria Rodrigues disse...

Lourdes, hoje venho especialmente para agradecer as palavras de carinho deixadas no meu blogue pela morte da minha mãezinha.
Muito obrigado por me acompanhar e apoiar nestes momentos tão dificeis.
Beijinhos
Maria