Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pelos Caminhos de Portugal: Guarda 1



A cidade da Guarda fica situada a  1056 metros de altitude, em plena  paisagem montanhosa da Serra da Estrela, é a cidade mais elevada do país. Foi fundada no século XII por D. Sancho I, segundo rei de Portugal, que lhe concedeu foral em 1190, mas existem vestígios de ocupação humana desde a Pré-História.


- Estátua de D. Sancho I -

Durante a  Idade Média,  fez parte dum conjunto de   fortificações  que defendiam a fronteira portuguesa das invasões dos povos inimigos. Era cercada por uma muralha  dentro da qual existia o Castelo, do qual  resta apenas a torre de menagem.

- Torre de Menagem -

- Zona histórica da cidade -
A Guarda é conhecida como «A cidade dos 5 F's».
A explicação mais conhecida e consensual dos 5F’s é a seguinte:
1- Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
2- Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;
3- Fria: a proximidade à Serra da Estrela e o facto de estar situada a uma grande altitude explicam este F;
4- Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
5- Formosa: pela sua natural beleza. 

- Praça Velha ou Praça Luís de Camões -
Numa cidade de origem tão remota é natural a existência dum vasto património cultural e arquitectónico, na sua maioria situados no centro histórico. Eis alguns exemplos:


- O Pelourinho - 
Está situado no jardim entre a torre dos Ferreiros e a Igreja da Misericórdia, foi construído  no século XX. Tem base quadrangular, com 3 degraus onde assenta o fuste octogonal. A encimar  existe uma cruz que, possivelmente, terá vindo do antigo cruzeiro do Senhor do Bonfim.  Este não é  o primitivo pelourinho , de estilo manuelino, que terá sido desmantelado, existindo atualmente alguns fragmentos e a  esfera armilar  no Arquivo Distrital da Guarda. 

 - Antigos Paços do Concelho - 

O edifício onde funcionou a Câmara Municipal da Guarda situa-se na Praça Velha, também conhecida por  Praça de Luís de Camões, ao lado da Sé. Pensa-se ter sido  construído no século XVI, mas só se tornou sede do município no século XVII. Mais tarde, ali funcionou a prisão, o tribunal e o notário.
No átrio da arcada, uma das paredes  está decorada com painéis de azulejos  do mestre Cargaleiro. No piso superior, entre as varandas são visíveis do lado esquerdo, o brasão de Portugal,  e do lado direito, o brasão da Guarda.

- Solar De Alarcão -
Este edifício construído de granito, em 1686 fica situado no centro histórico da Guarda. Tem um grande terreiro lajeado de acesso à capela e  um miradouro com grande vista panorâmica no jardim.


- A Igreja da Misericórdia por entre o casario -





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


Sem comentários: