Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Porque É Fim de Semana: Sobral de São Miguel

Mais um fim de semana e mais uma aldeia a visitar. Desta vez, vamos para a freguesia de Sobral de São Miguel.

Esta freguesia pertence ao concelho da Covilhã  do qual dista 40 Km e é composta pelos lugares de Quinta do Pereiro  e Sobral de São Miguel.
A origem desta aldeia remonta à era romana mas o documento mais antigo que se conhece, onde se faz referência ao Sobral  é uma carta militar datada de 1284.
D. João cedeu as terras do Sobral à ordem de Cristo e as  de Silvares e Casegas à ordem dos Templários.
Em 1505 o Sobral passa a pertencer à Comenda do Castelejo, da qual já faziam parte Silvares e Casegas.
De 1793 a 1888 o Sobral fez parte da freguesia de Casegas sendo conhecido por Sobral de Casegas. Em 1888  tornou-se numa freguesia cívil  e em 1972 passou a chamar-se Sobral de S. Miguel.
O Sobral de São Miguel é uma aldeia  rural e, com as suas habitações em xisto, foi integrada na rede das Aldeias de Xisto em 2010. 
Em termos eclesiásticos, foi  curato da apresentação do vigário de Nossa Senhora da Silva de Castelejo e, atualmente tem como orago São Miguel.
Para além  da igreja matriz tem como património religioso a Capela de Santa Bárbara, a Capela da Senhora da Boa Viagem na Quinta do Pereiro e várias alminhas.Outro património que merece destaque, são a Casa Museu João dos Santos (onde actualmente se localiza a Sede da Junta de Freguesia) e a Residência Paroquial. 




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.







1 comentário:

Anónimo disse...

Vale a pena visitar presencialmente!!!... Aldeia de XISTO.

É uma belíssima aldeia, Sobral de S. Miguel.