sexta-feira, 24 de julho de 2015

Porque É Fim de Semana: Aldeia de São Francisco de Assis

Porque é fim de semana vamos novamente  para o concelho da Covilhã para conhecermos a Aldeia de São Francisco de Assis.
Outrora conhecida por Bodelhão, esta povoação está situada a sul da Serra da Estrela, nos contrafortes  da Serra do Açor.
Esta é mais uma localidade de povoamento bastante remoto, o que provam os vestígios arqueológicos encontrados na região.
Na época da fundação de Portugal, este território foi  integrado no termo da Covilhã, mas a freguesia só é mencionada no século  XVI ou XVII. 
Inicialmente pertenceu à  Ordem de Malta de S. João do Hospital de Jerusalém e ao Isento do
Crato, incorporado em 1789 na Casa do Infantado.
No Tombo dos Bens do concelho da Covilhã, de
1615, é feita uma referência à povoação através de um prazo ou emprazamento feito
por 190 anos a um tal de João Francisco.

Bodelhão pertenceu ao concelho do Fundão até
1895, como lugar anexo da freguesia de Barrocado Zêzere. Nessa altura,  passou para a Covilhã como anexa do Ourondo,do qual foi
separado em 1901, pelo dec. de 19 de Julho,
que criou a freguesia civil do Bodelhão.Da freguesia fazem também parte Barroca Grande e Parada.

Em1928, Bodelhão passou a chamar-se Aldeia de São Francisco de Assis, segundo diploma legal "Porque esta última mais se coaduna com o sentir da população e mais se ajusta ainda à tradição".
Sendo uma aldeia tradicionalmente agrícola, viu o seu modo de vida alterar bastante a partir de 1898, após a descoberta de volfrâmio nas minas da Panasqueira. Para além disso, a região recebeu também muitos trabalhadores doutras regiões que vinham em busca de melhores condições de vida.
Na freguesia existem duas igrejas matrizes. Como a primeira se tornou pequena foi construída mais tarde, uma outra maior.


Outros monumentos religiosos interessantes são a  Capela de S. João Baptista, Ermidas às Alminhas e o Monumento ao Cristo Operário.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: