Powered By Blogger

sábado, 17 de janeiro de 2015

Porque É Fim de Semana: Aldeia das Dez

Terminado que foi o périplo pelas aldeias do concelho de Arganil que estão integrados na serra do Açor, parto agora para o concelho de Oliveira do Hospital, onde algumas das suas povoações fazem parte também da referida serra.
Uma vez que, durante a semana, publiquei um post sobre Aldeia das Dez, é por essa freguesia que vamos começar o tema "Porque É Fim de Semana".
Aldeia das Dez fica situada numa das encostas do monte do Colcurinho, tendo à sua frente a serra da Estrela e a seus pés a ribeira de Alvôco. 
A origem de Aldeia das Dez perde-se nos tempos e pensa-se que remonta à época pré-romana. Há vestígios dum castro luso romano que atesta a antiguidade da localidade.
É a sede duma freguesia à qual pertencem também as aldeias de Avelar, Casal Cimeiro, Chão Sobral, Cimo da Ribeira, Goulinho, Gramaça, Ponte das Três Entradas, Porto de Mós e Vale de Maceira.
Inicialmente a freguesia, fundada em 1543, era formada pelo   território a que pertencem estas aldeias e ainda a do Piódão. Em 1676, esta última foi desanexada e  integrada na  freguesia de Santa Maria de Avô, até  1602 data em que também adquiriu  autonomia.
Aldeia das Dez, pela sua localização, oferece a quem a visita, para além duma paisagem ímpar, belos locais para visitar.
Existe na povoação o hotel rural Quinta da Geia, onde se pode pernoitar e partir à descoberta desta localidade e de todas as que integram a freguesia. 


Na próxima semana, escreverei sobre os locais de maior interesse para aguçar o apetite para uma visita. 




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia e bom final de semana.
Só conheço o Piodão por visita feita já lá vão uns anos e Foz-d'Egua por correio electrónico que me enviaram.
Parece-me mesmo que a beleza destas aldeias é comum a muitas outras que podemos visitar.
Obrigado pela divulgação turística.