quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Aldeia das Dez

Faz algum tempo que Aldeia das Dez faz parte das povoações que mais visito, quando estou na minha aldeia.
Sempre me questionei sobre a origem do topónimo desta bonita povoação, uma das freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.
Pesquisando na net, encontrei uma explicação na separata da "Voz do Santuário" de Diamantino Antunes do Amaral.

Conta a história que na época de D. Dinis, em que se procedia ao repovoamento de Avô e sua região, um território agrário já povoado, era designado pelo nome genérico de "Aldeia", termo árabe composto do artigo al e o substantivo diar. Era precisamente a situação em que se encontrava a vila de Avô e toda a região a leste que pertencia à freguesia nela erecta. De certo, inicialmente, designaram por "Aldeia" toda a parte leste da freguesia. Essa aldeia, ou território povoado - diz a enciclopédia Portugal e Brasil - repartiu-se por povoadores, em dez courelas e daí, o designativo de "das Dez" com que é conhecido o povoado mais importante da região.
Porém, acrescenta a mesma enciclopédia, "não é possível dar-se nisso muito abono, pelo que a explicação é muito falível".
Será? Não será? 
Esta é, como muitas outras,  uma povoação de que não há certezas quanto à sua origem, muito menos a razão do nome por que é conhecida.
 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.









Sem comentários: