quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cabo Espichel

De Fernão Ferro, vamos partir à descoberta do Cabo Espichel, aqui bem perto, junto a  Sesimbra.
No alto deste cabo localizam-se algumas edificações que formam o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua: Igreja de Nossa Senhora do Cabo, o Terreiro, a Ermida da Memória, a Casa dos Círios, o Cruzeiro, a Casa da Água e Aqueduto.

A Igreja de Nossa Senhora do Cabo foi erigida em 1701, substituindo uma ermida construída em louvor duma imagem da Virgem que, conta a lenda, foi encontrada no local.  
Situa-se num dos topos do terreiro, de costas para o mar,  tendo de cada lado  um conjunto de  construções, a  Casa dos Círios, mais tarde construídas, para  acolher os peregrinos que acorriam ao local.
No outro extremo do terreiro existe um Cruzeiro, no local onde começa o Santuário.

Entre a igreja e o mar existe uma pequena capela abobadada, que tem no seu interior uma bela coleção de azulejos. É  a ermida da Memória. 

Já  fora  do recinto, existem o aqueduto e a Casa  da Água, que garantiam  ao Santuário o fornecimento   de  água  potável,  conduzida desde a Azóia, a uma distância aproximada de 2, 5 Km.


Como em muitos pormontórios, também neste existe um farol.  Em 1430 já ali existia um farolim que deu lugar ao atual  em 1790, cujo combustível foi mudando ao longo dos tempos.

O conjunto arquitetónico está bastante abandonado, o que é pena pois é bastante bonito e está inserido num local onde a natureza proporciona uma calma e soberba paisagem. 





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.







Sem comentários: