quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Lenda da Bobadela


Há muitos anos atrás, numa povoação havia  um homem muito rico, que tinha uma filha muito linda  pretendida por dois jovens. Nem a  rapariga nem o pai  conseguiam  decidir qual o que preferiam.   .
Um dia, o pai teve uma ideia e mandou chamar a sua casa os dois rapazes que se apresentaram prontamente e  se encontraram pela primeira vez.
O homem dirigiu-se a ambos dizendo que, uma vez que os dois gostavam da filha e esta não se conseguia decidir, iriam  os dois ser postos à prova.
-  Há dois trabalhos que é urgente fazer-se - disse o pai da menina - um é  colocar a cúpula da igreja e o outro, conduzir a água da levada de S.Romão até aqui perto da minha casa. Cada um escolhe o seu trabalho e o que terminar primeiro casar-se-á com a minha filha.
Os rapazes não tiveram outro remédio e empenharam-se em cumprir, cada qual,  a sua tarefa o mais rápido que pudessem. O que escolheu a cúpula da igreja terminou a sua tarefa e iniciaram-se logo  os preparativos para o casamento.
Mais tarde, apareceu o outro todo contente, puxando pela levada de S. Romão   e,  sem reparar que a igreja já tinha a cúpula, gritava: "É boa bebam dela!".
Os noivos e todos os presentes riram-se do sucedido mas, conta a lenda que, depois deste episódio, a povoação passou a chamar-se Bobadela.

Bobadela photo PA300346.jpg


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



  

Sem comentários: